EDUCAÇÃO E CIDADANIA GLOBAL
Projetos Concluídos
A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da RS na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.
Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.
Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da RS porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.
A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.
PROJETOS CONCLUÍDOS

STAIRWAY TO SDG
“SUSTAINABILITY MAKERS” THE WAY TO SUSTAINABLE DEVELOPMENT GOALS – STAIRWAY TO SDG é um projeto do programa ERASMUS +, da KEY ACTION 2: Cooperation for innovation and the Exchange of good practices.
Este Projeto tem uma duração de 24 meses durante o qual pretende ter um enfoque multidisciplinar, interdisciplinar e tecnológico de forma a capacitar os “construtores de sustentabilidade”, ou seja, desenvolver competências e conhecimentos sobre o tema dos ODS aos profissionais, professores, educadores, formadores e tutores com o objetivo de aumentar a sua capacidade multiplicadora de transmissão dos valores da sustentabilidade.

Exchange of good practices in the accessibility of electronic platforms between young people with disabilities
A tecnologia avança cada vez mais depressa, mas nem sempre leva em conta cidadãos jovens em situações de vulnerabilidade, tais como, jovens com limitações cognitivas/físicas, baixos níveis de alfabetização, em situações de pobreza, pertencentes a minorias, migrantes.
Neste projeto, diferentes grupos-alvo de jovens em situações vulneráveis os parceiros irão refletir sobre a promoção da acessibilidade destes jovens a plataformas eletrónicas, eliminando barreiras e obstáculos. Assim, poderão realizar tarefas da rotina diária mas também tornarem-se ativos civicamente e poderem marcar presença nas instâncias cívico-democráticas.

eAdults - Intercâmbio de Boas Práticas na Promoção de Educação Virtual para Adultos através de Plataformas Eletrónicas
Este projeto pretende aprofundar de que forma as plataformas ou métodos eletrónicos são eficazes na promoção de uma educação virtual de sucesso, online e/ou à distância com adultos.
Este projeto será desenvolvido segundo diversas etapas: analisar o contexto e as variáveis que tornam as plataformas eletrónicas eficazes; identificar as características das plataformas eletrónicas existentes; avaliar a eficácia das atuais plataformas eletrónicas implementadas; finalmente, criar um guia prático para uso e divulgação futura destas plataformas.

Believe in Europe: Supporting the creation of a new european citizenry among the new generations
O Projeto “Believe in Europe: Supporting the creation of a new european citizenry among the new generations” desenvolve-se no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, dedicada às Parcerias Estratégias no campo da juventude.
Os projetos financiados por esta ação visam desenvolver resultados inovadores e / ou envolver-se em atividades de disseminação e exploração de produtos ou ideias inovadoras existentes e recém-produzidos. Este tipo de projeto obtém financiamento para o desenvolvimento de produtos intelectuais e eventos multiplicadores, no sentido de responder diretamente ao aspeto de inovação da ação.

Estado: Concluído
Início: 2019
Conclusão: 2021

Estado: Concluído
Início: janeiro 2021
Conclusão: julho 2021
Triple Europe Game
Triple Europe Game – “Jovens por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo” visa contribuir para a sensibilização e consciencialização dos jovens sobre as políticas da UE com foco na cooperação para o desenvolvimento, direitos humanos, papel da sociedade civil e Agenda 2030 e Coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável (objetivo Geral) e, tem como objetivo especifico, promover a consciencialização crítica dos jovens sobre o papel das políticas europeias com base numa estratégia de gamificação assente em trabalhadores de juventude e multiplicadores Eurodesk Port

Estado: Concluído
Início: Março 2020
Conclusão: Julho 2021
Exchange of good practices of healthy leisure for the prevention of addictions in young people
O Projeto “Exchange of good practices of healthy leisure for the prevention of addictions in young people” desenvolve-se no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, dedicada à cooperação para a Inovação e partilha de boas práticas.

Estado: Concluído
Início: setembro 2018
Conclusão: fevereiro 2021
The Gamification Of Employment
O “The Gamification of Employment” é um Projeto AC2 – Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas.
O seu principal objetivo é a cooperação transnacional e intersectorial, procurando desenvolver, testar e implementar métodos inovadores de trabalho com jovens através de jogos de tabuleiro. Com estes métodos pretendem-se desenvolver competências nos jovens que aumentem a sua empregabilidade e que estimulem a sua inserção no mercado de trabalho.

Estado: Concluído
Início: 2018
Conclusão: 2019
CORPLAY
O CORPLAY – COunter Radicalization PLAY sport é um projeto Erasmus Sport que objetiva fortalecer o papel o desporto na prevenção da radicalização na juventude, através de uma abordagem desportiva inovadora construída a partir da base. Pretende ainda combater a intolerância, xenofobia e discriminação que possam resultar em extremismos.

Estado: Concluído
Início: 2016
Conclusão: 2018

Estado: Concluído
Início: 2014
Conclusão: 2017
HECOS for ETHICS – Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills
O Hecos for Ethics (Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills) é um projeto de cooperação internacional no âmbito da responsabilidade social e sustentabilidade que ao longo de três anos envolve nove parceiros de seis países diferentes: Itália, Suécia, Bélgica, Hungria, Eslováquia e Portugal.
A Rosto Solidário é o parceiro de Portugal, sendo o consórcio liderado pela AICCRE – Associazione Italiana del Consiglio dei Comuni e delle Regioni d’Europa – Federazione Veneta – de Itália.

Estado: Concluído
Início: março 2014
Conclusão: fevereiro 2016
É de Género?
É um projeto de Educação para a Cidadania Global da Rosto Solidário que teve como objetivo formar e sensibilizar jovens para a igualdade de género, cidadania global e diversidade. Com base na educação não formal e privilegiando o recurso a material audiovisual surgiu este projeto do qual resultaram um documentário e um manual de formação disponibilizados neste website.