EDUCAÇÃO E CIDADANIA GLOBAL
Projetos Concluídos
A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da Rosto Solidário na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.
Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.
Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da Rosto Solidário porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.
A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.
PROJETOS CONCLUÍDOS
Estado: concluído
Início: março 2021
Conclusão: fevereiro 2023
E-Crafts
O projeto “E-Crafts” trabalhou na educação e formação de adultos com menos oportunidades, para que desenvolvessem novas competências em matéria de sustentabilidade e bem-estar, através de atividades de artes e artesanato. Deixa vários recursos disponíveis, dando continuidade aos seus objetivos:
– Consulte os vídeo tutoriais e aprenda várias técnicas de artesanato sustentáveis para o ambiente.
– Aceda ao Manual do projeto e às Fichas com mais de 20 técnicas de artesanato.
– Fique a par do seu Plano de Sustentabilidade.
Estado: concluído em dezembro 2023
Início: dezembro 2021
Gamification of Employment II
“Gamification of Employment II” pretendia fortalecer as capacidades “upskilling” e “reskilling” dos jovens, especialmente aqueles com menos oportunidades, para abordar a transformação digital, através do desenvolvimento da preparação, resiliência e capacidades digitais. Estas abordagens propunham melhorar a empregabilidade dos jovens, promovendo as suas aptidões, capacidades e valores, fomentando uma juventude preparada para enfrentar a transformação social que está a acontecer.
Aceda aos cursos gratuitos disponíveis online!
Estado: concluído em agosto 2023
Início: fevereiro 2022
The Factory of Ideas
The Factory of Ideas visou promover a inovação e o empreendedorismo social, enquanto instrumento importante para enfrentar os desafios decorrentes da pandemia Covid-19, e capacitar os jovens através da conceção e criação de um ambiente de gamificação virtual, capaz de lhes proporcionar conhecimentos, competências e habilidades no domínio do empreendedorismo social.
Estado: concluído em setembro de 2023
Início: outubro de 2021
ACT 4 INCLUSION - LIFE IN THEATRE
Este projeto pretendeu desenvolver as aptidões dos educadores de adultos que trabalham na inclusão social, através da utilização de competências teatrais e de improvisação.
Pretendeu-se melhorar o acesso e a disponibilidade dos métodos pedagógicos a serem utilizados com pessoas com necessidades especiais.
Reforçou que o sucesso das metodologias de educação não formal são transversais à educação de adultos, para além do campo de trabalho juvenil.
– Aceda ao Kit de ferramentas e atividades baseadas na metodologia de teatro de improvisação
– Vídeos de atividades baseadas na metodologia de teatro de improvisação
– Aceda ao Jogo de tabuleiro baseado na metodologia de teatro de improvisação, ao seu vídeo Tutorial e à demonstração com grupos alvo
– Obtenha formação gratuita através desta plataforma
Estado: concluído
Início: junho 2021
Conclusão: maio 2023
Radio Theater: Contos da quarentena
O projeto “Radio Theater: Contos da Quarentena” teve como principal objetivo a promoção de competências criativas e artísticas de jovens, especialmente daqueles com menos oportunidades (através da expressão corporal, teatral, autoconhecimento, narrativa, escrita criativa e falar em público). Foram testados e implementados métodos inovadores, através do uso do rádio e do teatro, como ferramentas educacionais criativas.
– Conheça o resultado das histórias escritas e gravadas para os PODCAST’s.
– Consulte o Manual Metodológico do projeto.
Estado: concluído
Início: junho 2021
Conclusão: maio 2023
STAIRWAY TO SDG
STAIRWAY TO SDG – “Sustainability makers” the way to sustainable development goals”, teve um enfoque multidisciplinar, interdisciplinar e tecnológico, de forma a capacitar os “construtores de sustentabilidade” (técnicos de juventude professores, educadores, formadores e tutores), desenvolvendo competências e conhecimentos sobre o tema dos ODS e aumentando a sua capacidade multiplicadora para a transmissão dos valores da sustentabilidade.
Consulte aqui todos os seus recursos pedagógicos!
Estado: Concluído
Início: março 2022
Estado: Concluído
Início: 2020
Conclusão: 2022
ProSpecT – Promote reSPECt and Tolerance
O Projeto “ProSpecT – Promote reSPECt and Tolerance” desenvolveu-se no âmbito do programa “Rights, Equality and Citizenship” da Comissão Europeia. Pretendeu contribuir para o desenvolvimento de um espaço onde a igualdade e os direitos das pessoas, consagrados no Tratado, na Carta e nas convenções internacionais de direitos humanos.
Consulte aqui o Guia de Ferramentas para facilitadores do Programa “Respeito e Tolerância”
Estado: Concluído
Início: 2019
Conclusão: 2022
I-Tales
O I-TALES – “Integration Through Arts Learning to Enhance Society” desenvolveu-se no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, dedicada à Educação de Adultos. Este projeto visava a cooperação para a inovação, desenvolvimento e partilha de práticas inovadoras em educação e formação de jovens, entre os países participantes – 7 países europeus: Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Chipre, Bulgária e Lituânia.
Estado: Concluído
Início: dezembro 2021
Conclusão: dezembro 2022
Rights - Respect is the goal, hate speech Treathens Sport Integrity
RIGHTS desenvolveu uma série de recursos educativos, conjuntos de ferramentas, contra-narrativas e campanhas de sensibilização para a promoção do discurso positivo e interculturalidade no desporto (tanto “online como onlife“) e Contribuiu para a prioridade E+ “Combater a violência e combater o racismo, a discriminação e a intolerância no desporto”.
Consulte o Manual de narrativas interculturais para Clubes desportivos de Formação.
Estado: concluído em maio 2023
Início: maio 2021
Estado: concluído
Início: março 2021
Conclusão: fevereiro 2023
CLOE - Creative Leader Of Europe
O projeto CLOE pretendeu fomentar o desenvolvimento de jovens talentos criativos e ampliar a sua capacidade empreendedora por meio de um modelo de entretenimento à distância inovador, fortalecendo, simultaneamente a consciência sobre o desenvolvimento inclusivo.
– Faça Download do Business Model Canvas do CLOE. Torne a sua arte lucrativa!
– Consulte o Manual do CLOE para aprender a promover a sua arte Online e crie o seu negócio!
Estado: concluído em maio 2023
Início: março 2021
Estado: Concluído
Início: 2020
Conclusão: 2023
Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento
O Projeto Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento pretendeu envolver os vários atores que atuam ao nível da educação, da formação, da aprendizagem ao longo da vida e da sensibilização da comunidade em diferentes contextos no Concelho de Santa Maria da Feira.
Consulte o Relatório de Mapeamento de Atores e Práticas de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global
Estado: Concluído
Início: 2018
Conclusão: 2021
Bichinhos na Cabeça
Inspirada na expressão popular Ter bichinhos na cabeça, a Campanha de sensibilização “Bichinhos na cabeça” teve como objetivo despertar a consciência sobre a origem dos preconceitos e dos tipos de discriminação social que marcam a desigualdade e injustiça social, por exemplo nas diferentes práticas desportivas.
E-Participation
E-Participation: Exchange of good practices in the accessibility of electronic platforms between young people with disabilities
Neste projeto os parceiros refletiram sobre a acessibilidade a plataformas eletrónicas, de jovens em situações de vulnerabilidade (limitações cognitivas/físicas, baixos níveis de alfabetização, em situações de pobreza, pertencentes a minorias, migrantes). Eliminando as barreiras e obstáculos, pretende-se que estes realizarem as tarefas da rotina diária, mas também se tornem mais ativos civicamente e possam marcar presença nas instâncias cívico-democráticas.
eAdults - Intercâmbio de Boas Práticas na Promoção de Educação Virtual para Adultos através de Plataformas Eletrónicas
Este projeto pretendeu aprofundar de que forma as plataformas ou métodos eletrónicos são eficazes na promoção de uma educação virtual de sucesso, online e/ou à distância com adultos.
Foi desenvolvido segundo diversas etapas: análise do contexto e as variáveis que tornam as plataformas eletrónicas eficazes; identificação das características das plataformas eletrónicas existentes; avaliaçãoda eficácia das atuais plataformas eletrónicas implementadas; finalmente, criação de um guia prático para uso e divulgação futura destas plataformas.
Estado: Concluído
Início: 2020
Conclusão: 2023
Exodus
A parceria estratégica “Exodus” foi um intercâmbio de boas práticas entre organizações europeias que trabalham na área da educação de adultos, especialmente em favor dos migrantes, refugiados políticos, requerentes de asilo e segundas gerações. A área de intervenção da Rosto Solidário centrou-se desenvolvimento e reforço das competências-chave ao longo da vida dos estudantes adultos com menos oportunidades, através de atividades inclusivas tais como a arteterapia, artes performativas, voluntariado ESC (European Solidarity Corps), procura e criação de trabalho, campanhas e comunicação social/digital nos media de direitos humanos.
Believe in Europe: Supporting the creation of a new european citizenry among the new generations
O Projeto “Believe in Europe: Supporting the creation of a new european citizenry among the new generations” desenvolveu-se no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, dedicada às Parcerias Estratégias no campo da juventude. Visava desenvolver resultados inovadores e/ou envolver atividades de disseminação e exploração de produtos ou ideias inovadoras existentes e recém-produzidos.
Estado: Concluído
Início: 2019
Conclusão: 2021
Gymkhana 5.0
Gymkhana 5.0: “Património cultural para os jovens” é um projeto que visa expandir a educação para o património europeu entre os jovens, em especial os jovens com menos oportunidades (refugiados e migrantes, pessoas com deficiência.
Faça o download do jogo e conheça 5 cidades europeias, através 5 GYmkhanas.
Estado: Concluído
Início: janeiro 2021
Conclusão: julho 2021
Triple Europe Game
Triple Europe Game – “Jovens por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo” pretende contribuir, através de uma estratégia de gamificação, para a sensibilização e consciencialização crítica dos jovens sobre as políticas da UE com foco na cooperação para o desenvolvimento, direitos humanos, papel da sociedade civil, Agenda 2030 e Coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável.
Faça o download dos recursos para implementar os 2 Jogos disponíveis!
Estado: Concluído
Início: Março 2020
Conclusão: Julho 2021
Exchange of good practices of healthy leisure for the prevention of addictions in young people
Este projeto foi dedicado à cooperação para a Inovação e Partilha de boas práticas de prevenção de comportamentos aditivos de jovens.
Quer saber:
– Como promover comportamentos e hábitos saudáveis de jovens que reduzam a vulnerabilidade ao uso de substâncias e comportamentos aditivos?
– Como realizar ações e atividades de lazer e tempos livres para a prevenção de dependências?
– Como usar estratégias de comunicação voltadas para a população jovem?
Faça o download deste Manual de boas práticas para a prevenção de dependências em jovens!
Estado: Concluído
Início: setembro 2018
Conclusão: fevereiro 2021
The Gamification Of Employment
O “The Gamification of Employment” é um de Cooperação para a Inovação e Intercâmbio de Boas Práticas.
É uma cooperação transnacional e intersectorial, procurando desenvolver, testar e implementar métodos inovadores de trabalho com jovens através de jogos de tabuleiro.
Com estes métodos pretendem-se desenvolver competências nos jovens que aumentem a sua empregabilidade e que estimulem a sua inserção no mercado de trabalho.
Consulte e utilize estes métodos de educação não formal para capacitar jovens e ajudar na sua entrada no mercado de trabalho!
Estado: Concluído
Início: 2018
Conclusão: 2019
CORPLAY
O CORPLAY – COunter Radicalization PLAY sport é um projeto Erasmus Sport que objetiva fortalecer o papel o desporto na prevenção da radicalização na juventude, através de uma abordagem desportiva.
Pretende ainda combater a intolerância, xenofobia e discriminação que possam resultar em extremismos.
Estado: Concluído
Início: 2016
Conclusão: 2018
Estado: Concluído
Início: 2014
Conclusão: 2017
HECOS for ETHICS – Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills
Hecos for Ethics (Higher Education and CompanieS FOsteRing ETHICal Skills) é um projeto de cooperação internacional, no âmbito da responsabilidade social e sustentabilidade, que envolveu nove parceiros de seis países diferentes: Itália, Suécia, Bélgica, Hungria, Eslováquia e Portugal.
– Consulte o Guia de Formação
– Manual de Diretrizes
– Catálogo de Formação
Estado: Concluído
Início: março 2014
Conclusão: fevereiro 2016
É de Género?
É um projeto de Educação para a Cidadania Global da Rosto Solidário que teve como objetivo formar e sensibilizar jovens para a igualdade de género, cidadania global e diversidade.
Com base na educação não formal, e privilegiando o recurso a material audiovisual.
Consulte o documentário e o manual de formação.