Addict to you
Estado: em execução
Início: dezembro 2022
Conclusão: dezembro 2024
Parceiros: Federación de Centros Juveniles Don Bosco (Espanha); Fundacion Aspaym Castilla y Leon (Espanha); Rosto Solidário (Portugal); Jobra – Associação de Jovens da Branca (Portugal); Asociatia Institutul de cercetare si Studiul Constiintei Cuantice (Roménia); Scoala Primara Lorelay (Roménia)
Entidade Financiadora: Erasmus +
O projeto “Addict to you: capacitação de adolescentes e prevenção através de ferramentas inovadoras” tem como objetivo desenvolver, testar e implementar métodos de trabalho inovadores no campo da educação escolar que permitam a educadores e líderes adolescentes (educação pelos pares) desenvolver atividades inclusivas, nas quais os alunos da escola possam participar ativamente, com o objetivo de desenvolverem competências sociais e comportamentais, que permitam evitar hábitos aditivos (sem substância).
Estes métodos visam aumentar o conhecimento dos educadores e apoiar os profissionais que trabalham em educação escolar para evitar as dependências comportamentais (sem substância) mais representativas (dependência de jogos de apostas, redes sociais, jogos de vídeo, etc.).
Públicos Alvo:
· Educadores no campo da educação escolar e da educação não-formal, facilitadores e colaboradores que trabalham em diferentes ambientes sociais e que queiram aumentar a qualidade das metodologias que dispõem para prevenir as consequências negativas causadas por adições comportamentais em adolescentes, usando metodologias com base em workshops educativos.
· Adolescentes, especialmente com menos oportunidades (deficiência, migrantes, refugiados), beneficiarão de métodos de trabalho inovadores com uma abordagem baseada na inclusão e no desenvolvimento de competências destinadas a promover a sua participação, desenvolvimento social e capacitação. Alguns dos adolescentes serão identificados e capacitados tornando-se seus embaixadores, incentivando a participação e a educação pelos pares, de forma a que a intervenção seja mais abrangente e duradoura.
· Escolas, organizações e instituições interessadas, ONG’s, associações de jovens, conselhos de juventude, prestadores de serviços de educação não formal e outras organizações interessadas dos três países envolvidos.
Objetivos específicos:
– Criar práticas inovadoras no campo da educação escolar, através do desenvolvimento de uma metodologia de trabalho baseada na educação não formal e em atividades inclusivas para identificar, melhorar e avaliar competências para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos, e assim evitar as principais adições comportamentais;
– Reduzir os efeitos nocivos das adições comportamentais em contextos escolares, especialmente em alunos com menos oportunidades;
– Aumentar a transferibilidade de metodologias inovadoras e não formais através do desenvolvimento de formação interativa e digitalizada;
– Desenvolvimento organizacional de 6 instituições com diferentes experiências culturais e organizacionais e fortalecimento da parceria para a cooperação entre elas, através do desenvolvimento e divulgação dos resultados do projeto e de metodologias de trabalho inovadoras criadas no campo escolar e da educação não-formal.
Recursos e resultados:
1. “Toolkit Addict to you” composto por:
– Investigação sobre adições comportamentais em adolescentes e análise dos sistemas de prevenção utilizados no contexto escolar.
Com o objetivo de conhecer o grau de consumo e perceção dos adolescentes sobre as principais adições comportamentais e o seu impacto nos diferentes grupos de adolescentes com menos oportunidades.
Serão recolhidos e avaliados, a nível transnacional, pelo menos 30 sistemas educativos de prevenção da dependência comportamental utilizados nas escolas, com o objetivo de obter uma ampla documentação e conhecimentos sobre sistemas de prevenção de dependência comportamental em ambientes escolares na Europa.
– Formação digital “Adicct to you”
Organizada numa plataforma e-learning, visando formar educadores escolares e educadores sociais acerca das principais adições comportamentais em adolescentes:
1) Transtorno do jogo online ou jogo patológico;
2) Adição à internet;
3) Adição ao telemóvel
4) Distúrbios causados por videojogos.
2. Embaixadores escolares “Addict to you”
– Guia metodológico para educadores escolares para a identificação de Embaixadores Escolares e estratégias para fomentar o seu envolvimento durante o desenvolvimento da metodologia “Addict to you”. Este recurso permitirá identificar os perfis suscetíveis de transmitir a metodologia e envolver estes adolescentes como parte da solução para prevenir adições comportamentais, incentivar a sua participação e favorecer uma melhor educação entre os pares.
– Intercâmbio escolar “Addict to you – embaixadores adolescentes”, em Espanha, com o objetivo de formar os embaixadores escolares selecionados na metodologia “Addict to you”.
Tanto o seu programa como o seu conteúdo e avaliação exaustiva, serão anexados ao Guia Metodológico para que outros educadores possam conhecer a experiência e replicar as ações (conteúdos, apresentações, atividades, questionários de avaliação, etc.).
Esteja a par das suas notícias: