Em novembro do ano passado, vinte e dois professores e profissionais europeus de várias áreas (portugueses, romenos, espanhóis, italianos, gregos e belgas), desenvolveram em conjunto uma plataforma de b-learning e um jogo 2D, que servirá de apoio a todos os professores, para melhor ensinar os seus alunos sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Liliana Relva, uma das professoras participantes, partilhou connosco “(…) Testar a plataforma e o jogo 2D do projeto Stairway to SDG 3.0 foi bastante interessante, motivador e divertido (…). Ao mesmo tempo que joguei, aprendi! (…)”.
Nessa fase, os contributos para melhorar esta plataforma e jogo 2D dados pelos professores foram importantes para agora, após o seu regresso às escolas, serem implementados testes com os alunos nas suas salas de aula.
No passado mês de março, iniciou-se já a apresentação das plataformas e seus recursos aos alunos do 11º ano do curso técnico de Multimédia, da Escola Secundária de Santa Maria da Feira.
Os estudantes estão a testar e a dar a opinião e sugestões sobre estas ferramentas, de forma a melhorá-las e tornar a sua utilização mais interessante e apelativa aos seus colegas. Até agora, o feedback tem sido muito positivo e os alunos têm mostrado interesse pela utilização das plataforma e seus conteúdos.
A Rosto Solidário e os seus parceiros esperam com o Stairway to SDG 3.0, apoiar os professores do Ensino e Formação Profissional com novos conteúdos interativos para trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na sala de aula.
Recordamos que é cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia.