EDUCAÇÃO E CIDADANIA GLOBAL
Projetos em curso
A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da RS na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.
Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.
Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da RS porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.
A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.
Estado: em curso
Início: 2024
Estado: em curso
Início: 2022
EuropEdges
EuropEdges é um projeto que visa criar um quadro para os jovens desenvolverem competências sociais e cívicas através de capacitação presencial e online, de forma a que estes jovens líderes consigam fazer a diferença na sua sociedade, reestruturar e aprofundar o seu envolvimento na sociedade europeia.
Estado: em curso
Início: 2022
Estado: em curso
Início: 2022
Estado: em curso
Início: 2023
GamEUfying
GamEUfying pretende desenvolver testes e implementar uma metodologia educacional para trabalhar com jovens e ganhar uma maior participação para advocacy, usando recursos interativos baseados em gamificação que proporcionam aumento do conhecimento sobre a União Europeia e os seus processos de tomada de decisão.
Estado: em curso
Início: 2023
Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: fevereiro 2025
Living Rivers
Pretende reforçar a apropriação da água como um direito humano e bem comum e mobilizar os cidadãos para a participação e defesa do meio ambiente, num contexto de alterações climáticas.
Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: janeiro 2024
Shaping Life
Estado: em execução
Início: outubro de 2023
Estado: em execução
Início: dezembro 2021
Conclusão: dezembro 2023
Gamification of Employment II
Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: fevereiro 2024
D3PO: Puzzles de 3 dimensões para oportunidades terapêuticas
A utilização destes puzzles pode ser realizada na área da reabilitação e inclusão social, como ferramenta terapêutica e também como forma de consciencialização sobre determinados temas, como por exemplo a deficiência e a inclusão.amenta educacional criativa.
Estado: em execução
Início: março 2022
Conclusão: dezembro 2024
Estado: em execução
Início: novembro 2021
Conclusão: outubro 2023
Estado: em execução
Início: março 2022
Conclusão: março 2024
Estado: em execução
Início: maio 2023
Work, Play, Grow
Este projeto que tem como principal objetivo desenvolver as competências profissionais dos jovens e dos trabalhadores juvenis para uma melhor inserção no mercado de trabalho, através de programas inovadores de voluntariado e estágios, utilizando a gamificação e as ferramentas digitais como nova metodologia no campo da educação não formal. .
Estado: em curso
Início: 2020