ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Projetos em curso

EDUCAÇÃO E CIDADANIA GLOBAL

 

 

Projetos em curso

A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da RS na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.

Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.

Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da RS porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.

A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

Estado: em curso
Início: 2020

Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento

O Projeto Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento pretende envolver os vários atores que atuam ao nível da educação, da formação, da aprendizagem ao longo da vida e da sensibilização da comunidade em diferentes contextos no Concelho de Santa Maria da Feira.

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão:  fevereiro 2025

Living Rivers

Visa melhorar os recursos de educação de adultos com base na metodologia da gamificação, promoção da participação e gestão dos bens comuns.

Pretende reforçar a apropriação da água como um direito humano e bem comum e mobilizar os cidadãos para a participação e defesa do meio ambiente, num contexto de alterações climáticas.

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: janeiro 2024

Shaping Life

Shaping Life  – “Percursos inovadores para um estilo de vida saudável na educação de adultos” visa educar adultos de diferentes origens socioeconómicas e culturais, a fim de alcançarem competências psicológicas que lhes permitam desenvolver e implementar um estilo de vida saudável, mesmo em condições difíceis, como o contexto pandémico e o período pós-crise.

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: fevereiro 2024

D3PO: Puzzles de 3 dimensões para oportunidades terapêuticas

O projeto D3PO está focado em projetar uma nova metodologia de desenvolvimento baseada na resolução de puzzles com narrativa, imprimidos em 3D, que podem ser resolvidos individualmente, e também em equipa.
A utilização destes puzzles pode ser realizada na área da reabilitação e inclusão social, como ferramenta terapêutica e também como forma de consciencialização sobre determinados temas, como por exemplo a deficiência e a inclusão.amenta educacional criativa.

Estado: em execução
Início: março 2022
Conclusão: dezembro 2024

Stairway to SDG 3.0

O projeto Stairway to SDG 3.0 pretende promover os valores de sustentabilidade da Agenda 2030 e aumentar uma consciência global das pessoas para serem capazes de internacionalizar estes valores e transforma-los em práticas sustentáveis do dia-a-dia.

Estado: em execução
Início: outubro de 2021
Conclusão: setembro de 2023

ED-Comunicar

O projeto ED-Comunicar tem como objetivo aumentar a visibilidade, o conhecimento e o reconhecimento da EDCG, em Portugal, criando espaços de apropriação por parte dos todos os atores do Desenvolvimento.

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: agosto 2023

The Factory of Ideas

The Factory of Ideas é um projeto que visa promover a inovação e o empreendedorismo social, enquanto instrumento importante para enfrentar os desafios decorrentes da pandemia Covid-19, e capacitar os jovens através da conceção e criação de um ambiente de gamificação virtual, capaz de lhes proporcionar conhecimentos, competências e habilidades no domínio do empreendedorismo social.

Estado: em execução
Início: novembro 2021
Conclusão: outubro 23

SEAC

SEAC: O projeto pretende gerar conhecimento sobre o Objetivo de Juventude 10 (Youth Goals) e o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS) e promover comportamentos ambientais sustentáveis e responsáveis nas novas gerações de crianças europeias, que frequentam o 1º ciclo.

Estado: em execução
Início: março 2022
Conclusão: março 2024

SOS Centres

SOS Centres pretende contribuir para a superação deste problema, procurando novas abordagens de criar oportunidades para que as crianças reportem situações de violência, facilitando o processo de procura de apoio.

Estado: em execução
Início: junho 2021
Conclusão: maio 2023

Radio Theater: Tales of the Quarantin

O projeto “Rádio Teatro: Contos da Quarentena” tem como principal objetivo a criação de uma parceria estratégica para a promoção de competências criativas e artísticas (expressão corporal, autoconhecimento, narrativa, falar em público, teatral) no campo do trabalho com a população jovem, especialmente com os com menos oportunidades, a fim de desenvolver, testar e implementar métodos inovadores através do uso do rádio e do teatro como uma ferramenta educacional criativa.

Estado: em execução
Início: maio 2021
Conclusão: maio 2023

#BigDataForAll

O projeto #BigDataForAll pretende desenvolver competências digitais quer ao nível do corpo docente quer ao nível dos alunos para promover um maior aproveitamento escolar e preparação para o mercado de trabalho

Estado: em execução
Início: maio 2021
Conclusão: maio 2023

#EU Defenders

#EUDefenders nasceu com o objetivo de promover, posicionar e preservar o património cultural europeu na época de Covid-19, por meio da narrativa digital e da literacia mediática, nos setores juvenis e culturais.

Estado: em curso
Início:  março 2021
Conclusão: fevereiro 2023

CLOE - Creative Leader Of Europe

O projeto CLOE é fomentar o desenvolvimento de jovens talentos criativos e ampliar a sua capacidade empreendedora por meio de um modelo de entretenimento à distância inovador, fortalecendo, simultaneamente a consciência sobre o desenvolvimento inclusivo.

Estado: em curso
Início:  março 2021
Conclusão: fevereiro 2023

E-Crafts

O  projeto E-Crafts tem como proposta central dimensões sociais e artísticas, focando-se na educação e formação de adultos com menos oportunidades, para que desenvolvam competências para a sustentabilidade e o bem-estar, através da Arte e dos Saberes Artesanais.

Este projeto surge no contexto da pandemia de COVID-19 que tem vindo a afetar todos os segmentos da população à escala mundial e de forma muito particular, os grupos sociais que já eram os mais vulneráveis e todo o setor cultural e artístico, agravando questões já antes sentidas por estes.

Estado: em curso
Início: 2020

ACT 4 INCLUSION - LIFE IN THEATRE

Este é um projeto que visa alargar e desenvolver as aptidões dos educadores através da utilização de competências relacionadas com o uso da improvisação social do teatro.
Os resultados do projeto destinam-se a educadores que trabalham na área da inclusão social.

Pretende-se aumentar o nível de qualidade e quantidade dos métodos pedagógicos a serem utilizados com pessoas com necessidades especiais. Aumentando a utilização da educação não formal na educação de adultos, pretende-se provar que os resultados que muitos educadores e formadores estão a alcançar no campo do trabalho juvenil também pode ser ganho no campo da educação de adultos.

Estado: em curso
Início: 2020

ProSpecT

O Projeto ProSpecT – Promote reSPECt and Tolerance” desenvolve-se no âmbito do programa “Rights, Equality and Citizenship” da Comissão Europeia.

Este programa visa contribuir para o desenvolvimento de um espaço onde a igualdade e os direitos das pessoas, consagrados no Tratado, na Carta e nas convenções internacionais de direitos humanos, são promovidos, protegidos e efetivamente implementados

Estado: em curso
Início: 2020

SIEP 2.0 - Promoção da Inclusão Social através de Propostas Educativas e Gamificação

“SIEP é um projeto que combina  o Teatro do Oprimido com Propostas Educativas, a fim de fornecer aos profissionais da Educação e Juventude ferramentas para prevenir o Bullying e o Cyberbullying.

Estado: em curso
Início: 2020

Exodus

A parceria estratégica “Exodus” faz parte do intercâmbio de boas práticas entre organizações europeias que trabalham na área da educação de adultos, especialmente em favor dos migrantes, refugiados políticos, requerentes de asilo e segundas gerações.

A nossa área de intervenção centrar-se-á no reforço e desenvolvimento das competências-chave ao longo da vida dos estudantes adultos com menos oportunidades através de atividades inclusivas tais como a arteterapia, artes performativas, voluntariado ESC (European Solidarity Corps), procura e criação de trabalho, direitos humanos campanhas e comunicação social/digital nos media.

Estado: em curso
Início: 2019

I-Tales

O Projeto “Integration Through Arts Learning to Enhance Society” (I-TALES) desenvolve-se no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, dedicada à Educação de Adultos. Os projetos financiados por esta ação visam a cooperação para a inovação, desenvolvimento e partilha de práticas inovadoras em educação e formação de jovens, entre os países participantes, neste caso 7 países europeus: Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Chipre, Bulgária e Lituânia.

Estado: em curso
Início: 2021
Conclusão: 2022

Rights - Respect is the goal, hate speech Treathens Sport Integrity

RIGHTS desenvolve recursos educativos abertos, conjuntos de ferramentas contra-narrativas e campanhas de sensibilização para combater o “discurso de ódio” no desporto, tanto “online como onlife“, e contribui para a prioridade E+ “Combater a violência e combater o racismo, a discriminação e a intolerância no desporto”.

Estado: Em curso
Início: 2018

Bichinhos na Cabeça

Inspirada na expressão popular Ter bichinhos na cabeça, a Campanha de sensibilização “Bichinhos na cabeça” tem como objetivo despertar a consciência sobre a origem dos preconceitos e dos tipos de discriminação social que marcam a desigualdade e injustiça social, por exemplo nas diferentes práticas desportivas.

Subscreva a nossa newsletter