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Projetos em curso

EDUCAÇÃO E CIDADANIA GLOBAL

 

 

Projetos em curso

A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da RS na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.

Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.

Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da RS porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.

A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

Estado: em curso
Início: 2024

Intellectual Multiverse

Promover a equidade no domínio da educação de formandos através de uma metodologia inovadora baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvendo o potencial de cada um através de técnicas inovadoras não formais.

Estado: em curso
Início: 2022

EuropEdges

EuropEdges é um projeto que visa criar um quadro para os jovens desenvolverem competências sociais e cívicas através de capacitação presencial e online, de forma a que estes jovens líderes consigam fazer a diferença na sua sociedade, reestruturar e aprofundar o seu envolvimento na sociedade europeia.

Estado: em curso
Início: 2022

YouLeaders

O objetivo do YouLeaders é envolver jovens vindos de áreas rurais no Sudoeste da Europa para se tornarem efetivos líderes nas suas comunidades através de medidas de capacitação baseadas na comunidade.

Estado: em curso
Início: 2022

Addict to you

O projeto Addict to you visa desenvolver metodologias preventivas inovadoras para as adições em jovens em contexto escolar, com especial atenção aos jovens mais vulneráveis e com menos oportunidades.

Estado: em curso
Início: 2023

GamEUfying

GamEUfying pretende desenvolver testes e implementar uma metodologia educacional para trabalhar com jovens e ganhar uma maior participação para advocacy, usando recursos interativos baseados em gamificação que proporcionam aumento do conhecimento sobre a União Europeia e os seus processos de tomada de decisão.

Estado: em curso
Início: 2023

Time2act

O projeto Time2Act.SD que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de conhecimento, competências e atitudes de alunos do ensino superior na área do Desenvolvimento Sustentável.

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão:  fevereiro 2025

Living Rivers

Visa melhorar os recursos de educação de adultos com base na metodologia da gamificação, promoção da participação e gestão dos bens comuns.

Pretende reforçar a apropriação da água como um direito humano e bem comum e mobilizar os cidadãos para a participação e defesa do meio ambiente, num contexto de alterações climáticas.

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: janeiro 2024

Shaping Life

Shaping Life  – “Percursos inovadores para um estilo de vida saudável na educação de adultos” visa educar adultos de diferentes origens socioeconómicas e culturais, a fim de alcançarem competências psicológicas que lhes permitam desenvolver e implementar um estilo de vida saudável, mesmo em condições difíceis, como o contexto pandémico e o período pós-crise.

Estado: em execução
Início: outubro de 2023

Parcerias Locais para a EDCG

“Parcerias Locais para a EDCG: Reforçar o Papel dos Municípios e de outros atores locais na implementação da ENED” visa reforçar o papel dos municípios e de outros atores locais na implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

Estado: em execução
Início: dezembro 2021
Conclusão: dezembro 2023

Gamification of Employment II

“Gamification of Employment II” visa fortalecer as capacidades “upskilling” e “reskilling” dos jovens, especialmente aqueles com menos oportunidades, para abordar a transformação digital, através do desenvolvimento da preparação, resiliência e capacidades digitais. Estas abordagens propõem-se a melhorar a empregabilidade dos jovens, promovendo as suas aptidões, capacidades e valores, fomentando uma juventude preparada para enfrentar a transformação social que está a acontecer.

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: fevereiro 2024

D3PO: Puzzles de 3 dimensões para oportunidades terapêuticas

O projeto D3PO está focado em projetar uma nova metodologia de desenvolvimento baseada na resolução de puzzles com narrativa, imprimidos em 3D, que podem ser resolvidos individualmente, e também em equipa.
A utilização destes puzzles pode ser realizada na área da reabilitação e inclusão social, como ferramenta terapêutica e também como forma de consciencialização sobre determinados temas, como por exemplo a deficiência e a inclusão.amenta educacional criativa.

Estado: em execução
Início: março 2022
Conclusão: dezembro 2024

Stairway to SDG 3.0

O projeto Stairway to SDG 3.0 pretende promover os valores de sustentabilidade da Agenda 2030 e aumentar uma consciência global das pessoas para serem capazes de internacionalizar estes valores e transforma-los em práticas sustentáveis do dia-a-dia.

Estado: em execução
Início: novembro 2021
Conclusão: outubro 2023

SEAC

SEAC: O projeto pretende gerar conhecimento sobre o Objetivo de Juventude 10 (Youth Goals) e o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável 13 (ODS) e promover comportamentos ambientais sustentáveis e responsáveis nas novas gerações de crianças europeias, que frequentam o 1º ciclo.

Estado: em execução
Início: março 2022
Conclusão: março 2024

SOS Centres

SOS Centres pretende contribuir para a superação do problema de violência em crianças, procurando novas abordagens de criar oportunidades para que elas reportem situações de violência, facilitando o processo de procura de apoio.

Estado: em execução
Início: maio 2023

Work, Play, Grow

Este projeto que tem como principal objetivo desenvolver as competências profissionais dos jovens e dos trabalhadores juvenis para uma melhor inserção no mercado de trabalho, através de programas inovadores de voluntariado e estágios, utilizando a gamificação e as ferramentas digitais como nova metodologia no campo da educação não formal. .

Estado: em curso
Início: 2020

SIEP 2.0 - Promoção da Inclusão Social através de Propostas Educativas e Gamificação

“SIEP é um projeto que combina  o Teatro do Oprimido com Propostas Educativas, a fim de fornecer aos profissionais da Educação e Juventude ferramentas para prevenir o Bullying e o Cyberbullying.

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