EDUCAÇÃO E CIDADANIA GLOBAL
Projetos em curso
A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da RS na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.
Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.
Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da RS porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.
A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

Estado: em curso
Início: 2023
GamEUfying
GamEUfying pretende desenvolver testes e implementar uma metodologia educacional para trabalhar com jovens e ganhar uma maior participação para advocacy, usando recursos interativos baseados em gamificação que proporcionam aumento do conhecimento sobre a União Europeia e os seus processos de tomada de decisão.

Estado: em curso
Início: 2023
Time2act
O projeto Time2Act.SD que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de conhecimento, competências e atitudes de alunos do ensino superior na área do Desenvolvimento Sustentável.

Estado: em curso
Início: 2020
Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento
O Projeto Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento pretende envolver os vários atores que atuam ao nível da educação, da formação, da aprendizagem ao longo da vida e da sensibilização da comunidade em diferentes contextos no Concelho de Santa Maria da Feira.

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: fevereiro 2025
Living Rivers
Pretende reforçar a apropriação da água como um direito humano e bem comum e mobilizar os cidadãos para a participação e defesa do meio ambiente, num contexto de alterações climáticas.

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: janeiro 2024
Shaping Life

Estado: em execução
Início: dezembro 2021
Conclusão: dezembro 2023
Gamification of Employment II

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: fevereiro 2024
D3PO: Puzzles de 3 dimensões para oportunidades terapêuticas
A utilização destes puzzles pode ser realizada na área da reabilitação e inclusão social, como ferramenta terapêutica e também como forma de consciencialização sobre determinados temas, como por exemplo a deficiência e a inclusão.amenta educacional criativa.

Estado: em execução
Início: março 2022
Conclusão: dezembro 2024

Estado: em execução
Início: outubro de 2021
Conclusão: setembro de 2023

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: agosto 2023
The Factory of Ideas

Estado: em execução
Início: novembro 2021
Conclusão: outubro 23

Estado: em execução
Início: março 2022
Conclusão: março 2024

Estado: em execução
Início: junho 2021
Conclusão: maio 2023
Radio Theater: Tales of the Quarantin

Estado: em execução
Início: maio 2021
Conclusão: maio 2023

Estado: em execução
Início: maio 2021
Conclusão: maio 2023

Estado: em curso
Início: março 2021
Conclusão: fevereiro 2023

Estado: em curso
Início: março 2021
Conclusão: fevereiro 2023
E-Crafts
O projeto “E-Crafts” tem como proposta central dimensões sociais e artísticas, focando-se na educação e formação de adultos com menos oportunidades, para que desenvolvam competências para a sustentabilidade e o bem-estar, através da Arte e dos Saberes Artesanais.
Este projeto surge no contexto da pandemia de COVID-19 que tem vindo a afetar todos os segmentos da população à escala mundial e de forma muito particular, os grupos sociais que já eram os mais vulneráveis e todo o setor cultural e artístico, agravando questões já antes sentidas por estes.

Estado: em curso
Início: 2020
ACT 4 INCLUSION - LIFE IN THEATRE
Este é um projeto que visa alargar e desenvolver as aptidões dos educadores através da utilização de competências relacionadas com o uso da improvisação social do teatro.
Os resultados do projeto destinam-se a educadores que trabalham na área da inclusão social.
Pretende-se aumentar o nível de qualidade e quantidade dos métodos pedagógicos a serem utilizados com pessoas com necessidades especiais. Aumentando a utilização da educação não formal na educação de adultos, pretende-se provar que os resultados que muitos educadores e formadores estão a alcançar no campo do trabalho juvenil também pode ser ganho no campo da educação de adultos.

Estado: em curso
Início: 2020
ProSpecT
O Projeto “ProSpecT – Promote reSPECt and Tolerance” desenvolve-se no âmbito do programa “Rights, Equality and Citizenship” da Comissão Europeia.
Este programa visa contribuir para o desenvolvimento de um espaço onde a igualdade e os direitos das pessoas, consagrados no Tratado, na Carta e nas convenções internacionais de direitos humanos, são promovidos, protegidos e efetivamente implementados

Estado: em curso
Início: 2020

Estado: em curso
Início: 2020
Exodus
A parceria estratégica “Exodus” faz parte do intercâmbio de boas práticas entre organizações europeias que trabalham na área da educação de adultos, especialmente em favor dos migrantes, refugiados políticos, requerentes de asilo e segundas gerações.
A nossa área de intervenção centrar-se-á no reforço e desenvolvimento das competências-chave ao longo da vida dos estudantes adultos com menos oportunidades através de atividades inclusivas tais como a arteterapia, artes performativas, voluntariado ESC (European Solidarity Corps), procura e criação de trabalho, direitos humanos campanhas e comunicação social/digital nos media.

Estado: em curso
Início: 2019
I-Tales
O Projeto “Integration Through Arts Learning to Enhance Society” (I-TALES) desenvolve-se no âmbito da Ação-chave 2 do Programa Erasmus +, dedicada à Educação de Adultos. Os projetos financiados por esta ação visam a cooperação para a inovação, desenvolvimento e partilha de práticas inovadoras em educação e formação de jovens, entre os países participantes, neste caso 7 países europeus: Portugal, Itália, Espanha, Grécia, Chipre, Bulgária e Lituânia.

Estado: em curso
Início: 2021
Conclusão: 2022
Rights - Respect is the goal, hate speech Treathens Sport Integrity
RIGHTS desenvolve recursos educativos abertos, conjuntos de ferramentas contra-narrativas e campanhas de sensibilização para combater o “discurso de ódio” no desporto, tanto “online como onlife“, e contribui para a prioridade E+ “Combater a violência e combater o racismo, a discriminação e a intolerância no desporto”.

Estado: Em curso
Início: 2018
Bichinhos na Cabeça
Inspirada na expressão popular Ter bichinhos na cabeça, a Campanha de sensibilização “Bichinhos na cabeça” tem como objetivo despertar a consciência sobre a origem dos preconceitos e dos tipos de discriminação social que marcam a desigualdade e injustiça social, por exemplo nas diferentes práticas desportivas.