PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Cooperação para o Desenvolvimento

COOPERAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

A Cooperação para o Desenvolvimento está na génese da Rosto Solidário, tendo em conta que desde a sua criação tem vindo a colaborar com projetos dos Missionários Passionistas em Angola.

A consciência de que a responsabilidade perante os problemas globais é de todos/as, que os problemas locais têm um vínculo global e de que o mundo é sempre muito mais do que o local, assume-se como a motivação para reforçar a cooperação para o desenvolvimento como área de atuação.

A operacionalização desta área de intervenção segue as orientações do Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020, no qual se privilegia o trabalho com os países do espaço europeu e os países lusófonos, da Política Europeia de Desenvolvimento e Cooperação, da Agenda para a Mudança da UE no que se refere à sua política de desenvolvimento e, Parceria Global para uma Cooperação para o Desenvolvimento Eficaz.

Para além disso, a cooperação permite que se aprenda com a diferença, e se conheça diferentes realidades e experiências de trabalho, que podem inclusive ser uma mais-valia na intervenção local.

PROJETOS

Estado: em curso

Ampliação da Escola Primária 5082 em Calumbo

Este projeto, liderado pelos Missionários Passionistas em Angola pretendeu contribuir para Impulsionar a qualidade da educação em Angola, com enfoque no ensino primário, a partir da melhoria e ampliação da Escola Primária 5082 em Calumbo, Município de Viana – Angola.

Estado: em curso

Solidariedade Passionista com Moçambique

A Rosto Solidário, em conjunto com os Missionários Passionistas, apresenta a Campanha: Solidariedade Passionista com Moçambique, cujo objetivo é reunir fundos para apoiar a resposta de emergência nas zonas de Moçambique afetadas pelo ciclone Idai, em parceria com a Igreja Católica Moçambicana.

Início: 2018
Conclusão: 2020

SIEP - “Generating social inclusion through Education Pills and Theatre of Opressed around the world”

O SIEP – “Generating social inclusion through Education Pills and Theatre of Opressed around the world” é um projeto promovido pela FUNDACION ASPAYM CASTILLA Y LEON – Espanha, financiado pelo programa Erasmus+, Ação Capacity Building for Youth in ACP countries, Latin America and Asia

Este projeto foi criado com o objetivo de promover e fornecer diferentes atividades inclusivas para profissionais de juventude e jovens, que ajudem a criar uma sociedade inclusiva que aceite a diversidade como uma parte intrínseca da mesma, e que ao mesmo tempo previna o bullying e o cyberbullying.

Início: dezembro 2018
Conclusão: agosto 2020

#GenderEqualityMatters

O Projeto GEM – #Gender Equality Matters é uma parceria estratégica, Ação Chave 2, para a cooperação para a inovação e partilha de boas práticas, financiado pelo Erasmus +.
Objetiva empoderar diferentes grupos-alvo como jovens, técnicos de juventude, educadores e ativistas de base, fornecendo-lhes novas competências para aumentar a participação das mulheres na sociedade.
Procura ainda consciencializar as comunidades locais para as questões de género e a importância de promover o empoderamento de mulheres na Europa e nos países do Mediterrâneo meridional.

Estado: em curso
Início: 2017
Conclusão: 2019

Centro de Recursos Educativos do Calumbo (CREC)

Este projeto pretende contribuir para Impulsionar a qualidade da educação em Angola, com enfoque no ensino primário e secundário e nas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, a partir de espaços educativos não-formais, como objetivo geral, a partir da concretização de dois objetivos específicos de estabelecer o Centro de Recursos Educativos do Calumbo como pólo de promoção de aprendizagem não-formal e também de conceber e implementar no CREC um sistema de desenvolvimento de competências de estudo e exploração de recursos pedagógicos.

Formação de Formadores St. Cruz

Estado: concluído
Início: 2012
Conclusão: 2016

Projeto de formação de formadores do Centro Cultural de Santa Cruz (CCSC)

O Projeto Formação de Formadores – Centro Cultural da Santa Cruz objetivou formar jovens em áreas com maior procura local e mais valorizadas no mercado de trabalho. Procurou ainda contribuir para os objetivos de médio prazo do Centro, tais como, a formação e a inserção profissional de jovens, a sustentabilidade do Centro e a diversificação da sua oferta formativa.

Na sequência das formações realizadas no Uíge em 2014, por voluntários portugueses finalistas do curso de engenharia de Coimbra, de “Redes Informáticas” e “Hardware e Software” foi desenvolvido pelo aluno Avelino Kuyanga no âmbito do mestrado em Engenharia Informática, o projeto “Desenvolvimento de um sistema LowCost para acesso à Internet em regiões desfavorecidas” com a finalidade de ser implementado no Centro Cultural da Santa Cruz no Uíge.

Empowerment das Mulheres da Ajuda Mútua

Estado: concluído
Início: Julho de 2010
Conclusão: Dezembro 2012

Empowerment das Mulheres da Ajuda Mútua

O Projeto “Empowerment das Mulheres da Ajuda Mútua – Formação e Geração de Rendimento” visou a promoção do Empowerment das mulheres do grupo da “Ajuda Mútua” do bairro do Papelão na cidade do Uíge, Angola.

Foi desenvolvido numa parceria entre a ONGD Rosto Solidário, a ONGD Leigos para o Desenvolvimento e os Missionários Passionistas, tendo sido implementado no terreno por voluntários dos Leigos para o Desenvolvimento e por Missionários Passionistas presentes na cidade do Uíge.

O projeto foi cofinanciado por diversas instituições, designadamente o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I. P., a Manos Unidas de Espanha, a Cáritas Italiana e a CEI – Conferência Episcopal Italiana, além de fundos próprios das organizações parceiras e de donativos de particulares.

Subscreva a nossa newsletter