ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Apoio à Família

APOIO À FAMÍLIA

Os serviços de Apoio à Família existem desde 2008, e prestam apoio a indivíduos/famílias em situação de risco, exclusão e/ou vulnerabilidade social, através do gabinete de serviço social, do banco de recursos e do gabinete de psicologia.

A Rosto Solidário integra a Rede Social concelhia e o Conselho Local de Ação Social (CLAS), que têm como finalidade impulsionar o trabalho em parceria incidindo na planificação estratégica da intervenção social local. Integra também o Fórum Social da União de Freguesias de Santa Maria da Feira, Travanca, Sanfins e Espargo, um instrumento inovador que procura soluções partilhadas com a comunidade para problemas locais.

Os serviços promovidos por esta área de intervenção pretendem contribuir para a redução de situações de carência e para a melhoria das condições de vida de indivíduos/famílias no sentido da inclusão social.

Procuram desenvolver intervenções integradas e multissetoriais para corresponder ao caráter multidimensional e cada vez mais complexo dos fenómenos da pobreza e exclusão social, trabalhar em parceria, cooperação e partilha de responsabilidades com a Rede Social concelhia.

Em 2015 e 2019, a Rosto Solidário foi distinguida com o prémio concelho solidário, na categoria de Apoio à Comunidade, no âmbito do II e VI Mosaico Social promovidos pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, em parceria com a ADRITEM – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado de Terras de Santa Maria.

GABINETE DE SERVIÇO SOCIAL

O gabinete de serviço social tem como objetivo identificar, encaminhar e apoiar situações de risco, vulnerabilidade e/ou exclusão social.

Recebe indivíduos/famílias encaminhados por instituições de solidariedade social e outras entidades, e também aqueles/as que por iniciativa própria pretendam recorrer a apoio, orientação e encaminhamento social.

Os atendimentos deverão ser agendados previamente, através de contacto telefónico ou email para os seguintes contactos:

tel. 256 336 001 | tlm. 929 173 288 | servicosocial@rostosolidario.pt

GABINETE DE PSICOLOGIA

O gabinete de psicologia realiza consulta psicológica a crianças e jovens. Pretende desenvolver competências que permitam à criança/jovem reconhecer as suas emoções e os seus pensamentos de modo a que sejam capazes de gerir e autorregular os seus comportamentos.

Recebe crianças/jovens encaminhados por instituições de solidariedade social e outras entidades, e também aquelas que por iniciativa dos pais/encarregados de educação/tutores legais solicitem apoio psicológico.

A consulta de psicologia é gratuita, pelo que, todas as situações merecem uma primeira avaliação pelo gabinete de serviço social, sobre a situação socioeconómica do agregado familiar.

Mais informações e/ou esclarecimentos através dos seguintes contactos:

tel. 256 336 001 | tlm. 929 173 288 | servicosocial@rostosolidario.pt

BANCO DE RECURSOS

O banco de recursos pretende contribuir para a redução de situações de carência e para a melhoria das condições de vida de indivíduos/famílias em situação de vulnerabilidade/exclusão social no sentido da inclusão social.

Disponibiliza géneros alimentares, vestuário e calçado, mobiliário diverso e eletrodomésticos (em articulação estreita com Rede Social concelhia). Suporta a sua ação na parceria com o Banco Alimentar de Aveiro e de diversos doadores, empresariais e a título individual.

O Banco de Recursos conta com uma equipa de voluntários/as que realizam a triagem e armazenamento dos produtos doados e a recolha de mobiliário e eletrodomésticos.

Os géneros alimentares, vestuário e calçado em bom estado de conservação podem ser doados na sede da Rosto Solidário.

Para agendar recolha de mobiliário, por favor, contactar a Associação através dos seguintes contactos:

tel. 256 336 001 | tlm. 929 173 288 | servicosocial@rostosolidario.pt

PROJETOS

Estado: em curso
Início: 08 de abril de 2019
Local: Orfeão de Santa Maria da Feira
Parceiros: Orfeão de Santa Maria da FeiraDecoremcorpo

Projeto Carpa

Construído a partir da parceria entre a Rosto Solidário e a Oficina D’Artes do Orfeão da Feira, o Projeto Carpa visa apoiar no bom desenvolvimento social e emocional dos mais novos, ampliando as suas competências transversais para crescer aprendendo a Ser e a Estar.
Durante esta semana de atividades priorizam-se: a expressão e desenvolvimento da literacia emocional, as competências de comunicação e auto-diálogo positivo, o respeito pela diferença, a resolução de problemas e o pensamento crítico.
Juntamos-lhe a música, o teatro, o movimento e as expressões plásticas, num claro mix artístico que vai conduzir as experiências de conhecer-se a si mesmo, de se mostrar na relação com o outro e de se abrir à diversidade do mundo.

Estado: Concluído
Início: Dezembro 2016
Conclusão: Março 2019

Reforço Técnico da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Maria da Feira

No âmbito da proposta de aquisição de serviços de “qualificação da resposta protetiva e apoio à atividade da comissão restrita da CPCJ de SMF – apoio técnico à comissão restrita no âmbito do artº 20 – A, da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em perigo” por parte do Município de Santa Maria da Feira a Rosto Solidário assumiu o reforço técnico da CPCJ com a afetação de dois recursos humanos, uma assistente social e um jurista no formato de prestação de serviços, no regime de prestação de serviços.

Estado: Concluído
Início: Setembro 2016
Conclusão: Fevereiro 2017

Oficinas José

O Projeto Oficinas José resulta de uma parceria entre a Casa das Profissões – projeto da Cruz Vermelha Portuguesa, delegação de Sanguedo e a Rosto Solidário. As Oficinas José constituem-se como espaços de aprendizagem sobre o restauro de peças de mobiliário, reciclagem, reutilização e sustentabilidade.

Estado: Concluído
Início: Junho 2015
Conclusão: Setembro 2015

MOViliza-te, reutilização e sustentabilidade

Com o “MOViliza-te – reutilização e sustentabilidade” objetivou-se restaurar/costumizar móveis estanques no banco de recursos (por se encontrarem em mau estado de conservação ou excedentes) promovendo a reutilização e a sustentabilidade, objetivos implícitos na ação do banco de recursos.

Subscreva a nossa newsletter