PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Educação e Cidadania Global

EDUCAÇÃO E CIDADANIA GLOBAL

Projetos em curso
Eurodesk & Mobilidades
Projetos Concluídos

A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da RS na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.

Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.

Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da RS porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.

A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

PROJETOS EM CURSO EM DESTAQUE...

Estado: em curso
Início: 2020

Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento

O Projeto Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento pretende envolver os vários atores que atuam ao nível da educação, da formação, da aprendizagem ao longo da vida e da sensibilização da comunidade em diferentes contextos no Concelho de Santa Maria da Feira.

Estado: em curso
Início: janeiro 2021
Conclusão: julho 2021

Triple Europe Game - Jovens por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo

Este projeto visa contribuir para a sensibilização e consciencialização dos jovens sobre as políticas da UE com foco na cooperação para o desenvolvimento, direitos humanos, papel da sociedade civil e Agenda 2030 e Coerência das políticas para o desenvolvimento sustentável (objetivo Geral) e, tem como objetivo especifico, promover a consciencialização crítica dos jovens sobre o papel das políticas europeias com base numa estratégia de gamificação assente em trabalhadores de juventude e multiplicadores Eurodesk Portugal.

Estado: em curso
Início:  março 2021
Conclusão: fevereiro 2023

E-Crafts

O  projeto E-Crafts tem como proposta central dimensões sociais e artísticas, focando-se na educação e formação de adultos com menos oportunidades, para que desenvolvam competências para a sustentabilidade e o bem-estar, através da Arte e dos Saberes Artesanais.

Este projeto surge no contexto da pandemia de COVID-19 que tem vindo a afetar todos os segmentos da população à escala mundial e de forma muito particular, os grupos sociais que já eram os mais vulneráveis e todo o setor cultural e artístico, agravando questões já antes sentidas por estes.

Estado: em curso
Início: 2020

ACT 4 INCLUSION - LIFE IN THEATRE

Este é um projeto que visa alargar e desenvolver as aptidões dos educadores através da utilização de competências relacionadas com o uso da improvisação social do teatro.
Os resultados do projeto destinam-se a educadores que trabalham na área da inclusão social.

Pretende-se aumentar o nível de qualidade e quantidade dos métodos pedagógicos a serem utilizados com pessoas com necessidades especiais. Aumentando a utilização da educação não formal na educação de adultos, pretende-se provar que os resultados que muitos educadores e formadores estão a alcançar no campo do trabalho juvenil também pode ser ganho no campo da educação de adultos.

Subscreva a nossa newsletter