Living Rivers
Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: fevereiro 2025
Parceiros: Rosto Solidário (Portugal), INDUCAR (Portugal), CEIPES (Itália), ASPAYM (Espanha)
Entidade Financiadora: Erasmus +
LIVING RIVERS é um projeto coordenado pela Rosto Solidário, inspirado no Projeto Rede Douro Vivo (e #MovRioDouro) gerido pela INDUCAR.
Através do projeto #MovRioDouro foi possível identificar alguns problemas existentes ao nível da educação de adultos em termos de literacia ambiental e cidadã, em particular, nos grupos mais específicos como os idosos, pessoas com menos oportunidades e pessoas com necessidades especiais.
Algumas das dificuldades identificadas, referem-se à falta de conhecimento de duas dimensões: do valor dos ecossistemas, do ambiente em geral e dos rios em particular; e do papel, da legitimidade e da participação das pessoas nos processos de gestão da água.
De forma geral, as pessoas não fazem denúncias de condições ilegais ou inapropriadas e não participam ativamente da intervenção e proteção dos ambientes naturais.
O principal motivo é o fato desses processos e mecanismos serem pouco didáticos e estarem formalizados em linguagens técnicas não muito percetíveis pelos indivíduos.
Decorrente disso, o projeto Living Rivers foi criado com o objetivo de reforçar a apropriação, pelas pessoas, da água como um direito humano e um bem comum e mobilizar os cidadãos para a participação e defesa do meio ambiente num contexto de alterações climáticas.
Dentro deste projeto, os objetivos específicos são:
- Desenvolver metodologias inovadoras de educação de adultos com base na combinação de experiências recreativas e lúdicas nos rios e outros espaços naturais, de aquisição de conhecimento relevante sobre ambiente e participação e de mudanças comportamentais e de envolvimento cívico;
- Potenciar na educação de adultos, e como forma de inclusão e promoção da sua participação ativa na sociedade, as ferramentas da web 2.0 como pilar da aprendizagem ao longo da vida e integrando experiências recreativas ao ar livre, a educação não formal e um ativismo aprendente e digital;
- Reforçar os processos de aprendizagem a partir de lógicas de gamificação por forma a que, além de conhecimento e capacidades, se desenvolvem atitudes e comportamentos em favor da defesa do ambiente e de uma cidadania ativa.
O projeto disponibilizará três recursos baseados na temática de proteção e apropriação dos recursos naturais pela população:
- Aplicação de telemóvel “Enjoying Rivers”
Uma APP para usufruir, aprender e proteger os rios: Esta aplicação de telemóvel guiará o utilizador a local numa área junto a um rio.
Será feita uma proposta lúdica de exploração do local e o permitirá ao utilizador aprender questões relevantes sobre o rio e como o proteger. - Toolkit educativo
Um jogo de tabuleiro, quatro scape rooms e quatro workshops. - Plataforma web “Rivers for all”
Desenvolvida numa lógica de criar uma rede social web2.0 (em que cada participante tem o seu perfil) e pode interagir com os outros, criar / participar em grupos de apoio ao meio ambiente, sobretudo aos rios.