ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Formação Living Rivers em Arouca

O Consórcio Europeu do Projeto Living Rivers, escolheu a aldeia da Paradinha, situada na localidade de Arouca, para realizar o seu encontro formativo, realizado esta semana.
A Rosto Solidário, promotora do projeto e os seus parceiros Inducar; ASPAYM Castilla & Leon e CEIPES, juntam-se esta semana em Arouca para desenvolver propostas educativas em defesa e promoção dos rios, no âmbito do projeto no projeto Living Rivers, programa Erasmus+, área de Educação de Adultos. Este encontro formativo conta ainda com a participação do Vice Presidente da ONG Marevivo, que partilha a “boa prática” do projeto Halykos, realizado no rio Platani, na Sicília, ( financiado pela Fondazione con is Sud).

Após se ter verificado uma lacuna na literacia ambiental e cidadã de adultos, este projeto foi criado com o objetivo de reforçar a apropriação e mobilização dos cidadãos para a participação e defesa do meio ambiente num contexto de alterações climáticas, nomeadamente da água como um direito humano e bem comum.

O Coordenador da Rosto Solidário, Paulo Costa, acrescenta “Este projeto, que nasceu durante a pandemia, pretende propor atividades educativas em espaços exteriores e naturais, como os rios. Para começarmos a definir a estrutura base das propostas, não podíamos fazê-lo indoor, muito menos virtualmente, como no escritório ou no zoom. A bonita localidade de Arouca e o rio Paiva foram uma opção natural para este encontro. Desde o início que contamos com o contacto e apoio de agentes locais para as atividades, como é o caso do Clube do Paiva que nos levou a numa verdadeira imersão no rio, para além da partilha dos seus conhecimentos e experiência”.

No próximo dia 02 de Setembro, esta 6ª feira, pelas 15h00, a Biblioteca Municipal de Arouca será o local escolhido para um momento de diálogo, partilha de conhecimento e experiências, bem como pontos de vista e necessidades dos agentes locais relativamente a esta temática ambiental.

Os parceiros deste projeto e agentes locais esperam contar com a participação da comunidade geral para esta importante discussão e momento de partilha.

Subscreva a nossa newsletter