PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Eurodesk & Mobilidades

EDUCAÇÃO E CIDADANIA GLOBAL

 

 

Eurodesk & Mobilidades

A Educação para a Cidadania Global (ECG) assume-se como área de atuação da RS na sequência do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em Educação para o Desenvolvimento.

Sendo a Educação para a Cidadania Global a quinta e mais recente geração de Educação para o Desenvolvimento (Mesa, 2000), a atuação ao nível desta área pretende aproximar realidades que aparentemente são distintas mas inequivocamente interrelacionadas. A reflexão sobre, e a procura de soluções locais e globais para problemas, também eles locais e globais, visa a tomada de consciência do carácter global do exercício da cidadania e participação cívica no mundo atual.

Neste sentido, a ECG é fulcral no seio da RS porque procura a transformação social, promovendo a alteração de comportamentos, despertando a consciência crítica e influenciando a própria intervenção no seio das outras áreas de intervenção da Associação.

A operacionalização desta área de atuação procura estar alinhada com as orientações presentes no Conceito Estratégico da Cooperação Portuguesa 2014-2020 e na Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.

PROJETOS EURODESK E MOBILIDADES ERASMUS

Estado: em curso
Início: 2011

Mobilidades e Aprendizagem Erasmus +

A Rosto Solidário promove um conjunto de oportunidades de mobilidade e aprendizagem no setor da juventude, ao abrigo do Programa Erasmus +.

Nesta secção encontra-se a descrição de várias iniciativas lideradas pela Associação ou em parceria com outras organizações europeias, tais como: Intercâmbios juvenis, Cursos de Formação e Seminários.

Estado: em curso
Início: 2016

Eurodesk

A Eurodesk é uma rede europeia de informação sobre oportunidades de mobilidade de aprendizagem internacionais. A Rosto Solidário, enquanto multiplicador Eurodesk, assume na sua missão a informação aos jovens e animadores de juventude, potenciando a proximidade das oportunidades europeias e de informação relevante a estes públicos.

Subscreva a nossa newsletter