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Parcerias Locais

Parcerias Locais para a EDCG

Início: outubro de 2023
Conclusão: setembro de 2025

Promovido por:
Rosto Solidário
Parceiros: FEC – Fundação Fé e Cooperação 

Entidade Financiadora: Camões – Instituto da Cooperação e da Língua 

 

Como é que a partir da nossa realidade – bairro, vila, cidade – estamos ligados ao mundo?

 

A Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (EDCG) não pode ser entendida como um tema específico, mas como uma abordagem que permita estimular as pessoas a refletirem e questionar-se sobre o mundo em que vivem, de uma forma consciente e crítica, compreendendo que os problemas que enfrentamos no local onde vivemos são complexos e também globais e que é papel de cada um de nós mudar esta realidade. 

Este projeto visa reforçar o papel dos municípios e de outros atores locais na implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento. Para tal, estão previstas as seguintes atividades: 

Implementação do Plano de Ação Local de EDCG em Santa Maria da Feira: 

  • Definição do modelo de gestão do plano de ação; 
  • Elaboração e implementação do plano de atividades: 
  • Partilha de práticas de EDCG existentes no território. 


Capacitação de atores locais de EDCG: Elaboração de manual de apoio às ações de capacitação; 


Realização de ações de capacitação para: 

  • Técnicos Municipais;
  • Professores;
  • Outros atores locais de educação não formal. 

 

Mobilização de decisores políticos para a EDCG:

  • Ações de sensibilização co-construídas sobre EDCG em vários municípios; 
  • Elaboração de estudo de levantamento e análise de práticas de EDCG implementadas por municípios; 
  • Criação e distribuição de dossier sobre a ENED para decisores políticos e candidatos na pré-campanha eleitoral; 
  • Realização de encontroo nacional sobre EDCG 

 

Público-alvo 

  • Representantes de organizações locais de educação e promoção do desenvolvimento; 
  • Técnicos municipais; 
  • Docentes de diferentes níveis e ciclos de ensino; 
  • Técnicos e/ou voluntários de organizações juvenis, culturais e/ou sociais; 
  • Decisores políticos a nível local; 
  • Comunidade educativa local.  

 

 

Conheça ou relembre o trabalho feito na primeira edição do projeto:

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