Na manhã do dia 25 de abril, o Voluntariado Passionista organizou uma Caminha Solidária para apoiar o projeto “Alfabetização de Adultos” que decorre na Missão Passionista de Calumbo, Angola.
Pelas 9h já se fazia sentir um clima de alegria e boa disposição no Europarque.
O percurso de 6 km foi conduzido por uma convidada do grupo, Vânia Costa, professora no HMC Sports, que contagiou todos os presentes logo no aquecimento, levando os jovens e graúdos a levantar o pé do chão ao som da música.
Cada participante recebeu um pequeno lanche para reposição de energias e um saco reutilizável, oferecido pela Câmara Municipal. O VP ofereceu, ainda, uns desdobráveis explicativos da atividade do grupo e do projeto “Alfabetização de Adultos”, para o qual reverteu integralmente o valor angariado com as inscrições.
O balanço desta iniciativa foi muito positivo! Acorreram ao Europarque cerca de 100 pessoas, que escolheram iniciar o dia em que se celebra o bem maior da liberdade com o Voluntariado Passionista, numa iniciativa de cariz solidário que promove a dignificação do ser humano, em especial, das mulheres que, nos dias de hoje, ainda lutam pela sua afirmação, pela alfabetização e pela melhoria das condições de vida.
O Voluntariado Passionista reforça o agradecimento aos parceiros que tornaram esta causa possível: Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Europarque, Feira Viva, Congregação Passionista e Rosto Solidário – ONGD e, de forma muito particular, à professora Vânia Costa, que colocou toda a boa energia ao dispor desta causa.
Viva a liberdade! Viva aos que, de coração sensível, colocam as mãos no mundo e não se conformam com a desigualdade sociais.
(*Texto e Imagens do Grupo de Voluntariado Passionistas).