No contexto da monitorização e desenvolvimento das ações do “Kulima Ku Tatuisa Kulia – cultivar é garantir a segurança alimentar”, a Rosto Solidário esteve em Angola durante o mês de abril.
Durante este mês, os técnicos dos parceiros das Cáritas locais de Dundo, Saurimo e Luena, receberam uma formação mais avançada e prática na área de técnicas de adubos e fertilizantes naturais, para além da área de gestão e associativismo.
Foi ainda realizado um encontro para averiguar o ponto de situação sobre o projeto.
Paulo Costa, Coordenador Geral e Iara Guimarães, gestora de projetos sociais, ambos da Rosto Solidário, tiveram oportunidade de se reunir no Centro Português de Cooperação com Miguel Girão de Sousa, Adido para a Cooperação; João Nicolau, Secretário-Geral da Cáritas de Angola; e a Assessora de Cooperação, Carla Lopes.
Para além dos desenvolvimentos do projeto Kulima Ku Tatuisa Kulia, foram também abordadas as parcerias em curso e as futuras intervenções desta ONGD portuguesa em Angola com foco na educação e saúde.
Recordamos que o projeto Kulima Ku Tatuisa Kulia pretende formar as famílias das comunidades nas províncias de Lunda-Norte, Lunda-Sul e Moxico para serem agentes ativos na produção alimentar diversificada, potenciando também a criação de associações agrícolas, assegurando assim, a sua segurança alimentar. Nomeadamente, cerca de 300 famílias, 6 Associações de produtores/as e cerca de 500 Pessoas (homens, mulheres e crianças) membros do agregado familiar.
Este projeto é financiado pelo Camões I.P. – Instituto da Cooperação e da Língua.
Mais info sobre o projeto em https://rostosolidario.pt/kulima