Time2act
Estado: em execução
Início: dezembro de 2022
Finalização: novembro de 2025
Parceiros: Rosto Solidário (Portugal), Gazi Universitesi (Turquia), Galileo.it s.r.l. (Italia), Learnmera Oy (Finlândia),
Thomas More Mechelen-Antwerpen (Bélgica), UCLAN Cyprus Limited, Chipre, Instituto Politécnico de Santarém (Portugal)
Entidade Financiadora: Erasmus +
TIME2ACT@SD visa atuar nos ambientes de aprendizagem apoiando professores e estudantes universitários no desenvolvimento de conhecimentos, competências e atitudes no campo do Desenvolvimento Sustentável e Objetivos e Desenvolvimento Sustentável.
O projeto parte da necessidade de que deve ser dada atenção à sustentabilidade em todas as Instituições de Ensino Superior, independentemente da área de formação e currículos dos estudantes.
Ele procura produzir um conjunto de recursos educacionais abertos e promover um conjunto de iniciativas para abordar a falta de conhecimentos e competências, enquanto pretende provocar mudanças de comportamento relativamente às preferências individuais, consciência, hábitos de consumo e estilos de vida.
Os resultados do projeto serão desenvolvidos para aumentar os 3 níveis de aquisição de competências de sustentabilidade:
- conhecimento (aprendizagem conceptual),
- know-how (competências práticas)
- e fazer (ligado à demonstração em ação e à sua transferibilidade para situações da vida real).
Objetivos
Para atingir este objetivo global, foi definido um conjunto de objetivos específicos:
- Identificar lacunas de conhecimentos e competências no âmbito do tópico, abrangendo tanto estudantes como professores de ELE, para fornecer contributos para o desenvolvimento de recursos inovadores para o processo de ensino-aprendizagem.
- Desenvolver ferramentas inovadoras e conteúdos interativos, baseados no uso de conceitos de gamificação, para a educação formal e não formal de estudantes através de uma abordagem transdisciplinar e centrada no estudante, que pode ser utilizada pelos professores, em todos os currículos, para estudantes de todos os níveis.
- Desenvolver metodologias inovadoras, baseadas na utilização da gamificação que integrará competências e conhecimentos sobre Desenvolvimento Sustentável e seus obejetivos, para capacitar os professores e encorajar os estudantes a aprender fazendo.
- Promover a melhoria organizacional de 7 instituições e reforçar a parceria de cooperação entre elas através do desenvolvimento, disseminação, e exploração de ferramentas e metodologias inovadoras criadas no campo SD/SDG.
Siga a plataforma do projeto e mantenham-se informados!