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GamEUfying

GamEUfying

Estado: em execução
Início: dezembro 2022
Conclusão: setembro 2024

Parceiros: Fundacion Aspaym Castilla y Leon (Espanha); Rosto Solidário (Portugal); CJCYL (Espanha); CEIPES (Itália), Rosto Solidário (Portugal)

Entidade Financiadora:  Erasmus +

 

O principal objetivo do projeto GamEUfying – Learning about the European Policy of the Youth Participation, é criar uma parceria para a cooperação transnacional, a fim de desenvolver testes e implementar uma nova metodologia educacional para trabalhar com jovens que resultam em uma maior participação ativa desse público para advocacy, usando recursos interativos baseados em gamificação que proporcionam aos jovens o aumento do conhecimento sobre a União Europeia e os processos de tomada de decisão.

Objetivos específicos:
O1: Criar práticas inovadoras no campo da educação juvenil através do desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica que pode ser usada para adquirir conhecimento político, económico e social da UE;
O2: Melhorar a identidade, a cidadania e os valores europeus entre os jovens;
O3: Aumentar a transferibilidade de metodologias inovadoras e não formais através do desenvolvimento de um manual virtual interativo, que estaria disponível em quatro idiomas (inglês, espanhol, italiano e português) na página do projeto;
O4: Desenvolvimento organizacional de quatro instituições com diversas experiências culturais e organizacionais e fortalecimento da Associação para a cooperação entre elas através do desenvolvimento e disseminação dos resultados do projeto e das metodologias inovadoras de trabalho criadas nos campos de educação não formal e educação juvenil;

O projeto seguirá uma metodologia pedagógica que poderá ser usada pelos trabalhadores de juventude para incentivar a participação ativa de jovens no processo de tomada de decisão, de assuntos de natureza europeia, através da gamificação. Isso contribuirá para aumentar o impacto político, os valores comuns, o engajamento cívico e a participação.

Os grupos-alvos:
GO1. Educadores sociais e trabalhadores de juventude, profissionais e formadores que trabalham no campo social, educação não formal e advocacy, bem como no desenvolvimento de metodologias inovadoras que usam a Gamificação como seu principal motor;
GO2. Jovens de grupos com menos oportunidades (portadores de deficiência, migrantes, refugiados, com obstáculos socioeconómicos e geográficos);
GO3. Sociedade como um todo.

Recursos:
· Um kit de 3 puzzles de duas dimensões sobre Fundação UE, personagens relevantes e Património cultural em nível comunitário;
· Um escape room virtual sobre o programa Erasmus+;
· Um jogo de tabuleiro focado no papel da UE na conquista dos ODS e Agenda 2030;
· Uma escape box.

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