ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO Seja socio/a

Testemunho Voluntários Europeus – parte 2

Rosto Solidário, enquanto organização de acolhimento, já recebeu um total de 57 voluntários/as de diferentes nacionalidades, envolvidos em atividades na organização e na comunidade de Santa Maria da Feira.

Oceane, conta-nos como foi a sua experiência!

  • Porque decidiste ter uma experiência de voluntariado europeu?
    Queria fazer uma experiência de voluntariado na Europa porque já tinha feito uma experiência de voluntariado em França e tinha gostado muito, por isso queria ser útil mais longe no mundo.
  • Que perfil deverás ter ou estares disposto/a a trabalhar?
    É preciso ser dedicado, motivado, gostar do contacto com os outros e não ter medo de sair da sua zona de conforto.
  • Porque escolheste Portugal e a Rosto Solidário para teres a tua experiência de voluntariado?
    Escolhi Portugal e a Rosto Solidário, porque gostei das diferentes atividades propostas, uma vez que as tarefas a realizar não eram as mesmas todos os dias. Por vezes, poderíamos participar em eventos excecionais (por exemplo: plantar árvores, limpar a praia, etc). Escolhi Portugal porque é um país diferente, sem ser demasiado diferente do meu, a língua não é a mesma, mas é compreensível, porque é semelhante à minha…
  • Como era a tua rotina diária e que atividades tiveste oportunidade de fazer? Quais mais gostaste e porquê?
    A atividade que mais gostei no meu voluntariado foi ajudar as crianças do colégio durante as aulas de francês porque me senti muito útil e pude transmitir a minha cultura. Também gostei muito de trabalhar no canil com os animais, porque são seres vivos que adoro e admiro. Poder ajudá-los faz-me feliz!
  • Que competências ganhaste e que o levas para a tua vida pessoal e profissional futura?
    Desenvolvi várias competências pessoais como: cozinhar, tomar as minhas próprias decisões, ter de gerir o meu dinheiro… e depois outras competências mais profissionais, como: estar mais atenta e ouvir, estar mais envolvida nas tarefas que realizo, ter um sentido de prioridades, entre outras.
  • O que mais gostaste ou destacas do tempo que passaste em Portugal?
    Durante a minha experiência em Portugal, gostei de conhecer pessoas diferentes e de conhecer a cultura portuguesa (comida, eventos, língua…). Conheci boas pessoas aqui e todas elas me deram algo. O que mais gostei em Portugal é a energia que transmite, é sempre muito agitado nas ruas e podemos descobrir muitas coisas, é um país sempre surpreendente. Não há nada que eu não tenha gostado particularmente.
  • Que conselhos darias aos jovens que pensam em fazer CES?
    Eu diria aos jovens para fazerem um serviço voluntário no estrangeiro, porque é uma experiência que muda a vida e que nos ensina muito sobre nós próprios e sobre o mundo. É uma oportunidade a não perder. Se pudesse dar um conselho ao próximo voluntário, seria que aproveitasse o tempo e as pessoas que o rodeiam, porque passa muito depressa.
  • O que achaste do apoio da organização de envio e de acolhimento?
    Senti-me apoiada pela organização, tanto a nível profissional como pessoal e emocional. Tudo estava bem organizado e consegui orientar-me muito rapidamente nas minhas tarefas e obrigações. Estou muito contente e agradecida.

 

Oceane, voluntária do Corpo Europeu de Solidariedade, na Rosto Solidário

 

Tens entre 18 e 30 anos e procuras uma oportunidade para ajudar os outros?

Aproveita o apoio do Corpo Europeu de Solidariedade, e participa em projetos comunitários no teu país ou no estrangeiro (dentro ou fora da Europa)! Irás ter uma experiência enriquecedora, ao mesmo tempo que desenvolves as tuas competências e fazes a diferença.

Ficaste com curiosidade de saber mais e procurar um projeto com que te identifiques?
Envia-nos um e-mail sve@rostosolidario.pt


Consulta testemunhos em vídeo aqui e mais notícias :

Novos Voluntários Europeus

Testemunho Corpo Europeu de Solidariedade

Voluntariado de Portugueses em Itália em tempos COVID-19

 

Mais informações aqui:

Acolhimento de voluntários

Apoio no envio de voluntários

 

 

 

 

 

Subscreva a nossa newsletter