A Rosto Solidário tem o gosto de anunciar o culminar bem-sucedido do projeto D3PO, que foi concluído no final de janeiro de 2024 e produziu inúmeros resultados.
Iniciado em fevereiro 2022, o projeto começou com uma formação abrangente para os profissionais dos parceiros em técnicas de modelação 3D e aspetos relacionados com a conceção de um puzzle 3D.
De forma colaborativa, os parceiros desenvolveram 10 conceitos de puzzles terapêuticos, cada um acompanhado por uma narrativa única.
Ao longo do processo de desenvolvimento dos puzzles, foi sempre prioritário garantir que todos fossem o mais inclusivos possível, podendo ser utilizados por pessoas com diferentes níveis de funcionalidade mental ou motora. De facto, cada puzzle possui o potencial de ajudar na promoção de competências motoras, cognitivas e intra e interpessoais.
O objetivo global do projeto é criar um ambiente de aprendizagem inclusivo baseado na mecânica de jogos, através de puzzles 3D.
Foram elaborados dois manuais: um manual profissional para guiar os profissionais na montagem e desmontagem dos puzzles, sendo que todos os componentes dos puzzles podem ser impressos em qualquer impressora 3D e estão disponíveis para utilização no website do projeto; um manual metodológico com a informação sobre o potencial dos puzzles na promoção de diferentes competências, bem como a descrição dos principais resultados obtidos ao longo da fase de testagem.
Os testes exaustivos dos puzzles 3D envolveram mais de 230 pessoas, desde idosos, pessoas com dificuldades motoras e/ou mentais, doentes oncológicos e pessoas com perturbações de aprendizagem específicas.
Recordamos que a Rosto Solidário desenvolveu estes testes junto de vários Clubes Sénior e Centros de dia, da zona norte. Os seus feedbacks dos participantes foram surpreendentes, uma vez que todos demonstraram entusiasmo e interesse pelas dinâmicas que estes jogos permitem. Reveja aqui alguns momentos!
A Rosto Solidário criou dois puzzles baseados em narrativas que transmitem a história e as tradições de Santa Maria da Feira. Para além da conhecida Fogaça – o pão doce e ex-libris do património gastronómico feirense, foi também concebido o puzzle denominado o “Castelo da Europa” (símbolo de segurança, comunidade e coesão do território europeu), inspirado nas características particulares do Castelo da Feira, nomeadamente nas suas 4 torres.
Por esse motivo, na véspera da Festa das Fogaceiras, de forma a assinalar a época e o final do projeto, a organização entregou a Gil Ferreira, Vereador com o Pelouro da Cultura, Educação, Juventude e Turismo da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, os dois puzzles produzidos no contexto deste projeto europeu.
Depois do projeto terminado, a equipa está entusiasmada com a acessibilidade e o potencial impacto dos materiais produzidos, com o objetivo de influenciar positivamente muitas pessoas, desta forma inovadora.
Explore mais informações e oportunidades para trabalhar a inclusão social na sua comunidade no website do projeto.
Atividades lúdicas, como estas baseadas em puzzles 3D, permitem a promoção de competências pessoais, sociais e cognitivas em adultos com dificuldades.
Metodologia de puzzles 3D aplicada ao bem-estar físico/psicológico
Puzzle 3D “A Fogaça”
Puzzle 3 D “O Castelo da Europa”
Manual Profissional para Puzzle
Visite as páginas do projeto no Instagram, no Facebook e no LinkedIn, bem como o Website, onde poderá recolher toda a informação e materiais para utilização nas suas atividades.