ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

D3PO: Puzzles de 3 dimensões para oportunidades terapêuticas

D3PO: Puzzles de 3 dimensões para oportunidades terapêuticas

Estado: em execução.
Início: fevereiro, 2022.
Conclusão: fevereiro, 2024.

Parceiros: Aspaym Castilla y Leon (Espanha), IDEC (Grécia), CETEM (Espanha), Rosto Solidário (Portugal), CEIPES (Itália)

Entidade Financiadora: Erasmus +.

 

Começar a trabalhar numa nova empresa é sempre um desafio de inclusão, que por sua vez se torna mais difícil quando não existe experiência de trabalho em equipa. A situação fica ainda mais crítica quando falamos de pessoas com menos oportunidades.
O projeto D3PO está focado em projetar uma nova metodologia de desenvolvimento baseada na resolução de puzzles com narrativa, imprimidos em 3D, que podem ser resolvidos individualmente, e também em equipa.
A utilização destes puzzles pode ser realizada na área da reabilitação e inclusão social, como ferramenta terapêutica e também como forma de consciencialização sobre determinados temas, como por exemplo a deficiência e a inclusão.

Com este projeto, pretende-se oferecer uma solução eficaz focada na aquisição de soft skills, através de um mecanismo de educação não formal.

A natureza destes quebra-cabeças permitem a sua distribuição e partilha de uma forma muito mais flexível. Além disso, consideramos que esta metodologia pode ser aplicada, não só em intervenções em prol da integração das pessoas, mas também no desenvolvimento do potencial de cada indivíduo.

“D3PO” tem como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia para ajudar a curar o corpo usando a mente e ajudar a mente usando o corpo.

A proposta inclui:

· O design de uma coleção de puzzles imprimíveis em 3D (1-2 por parceiro europeu, num total de 10 puzzles no fim do projeto);

· Um estudo descrevendo o desenvolvimento pessoal dos participantes;

· A elaboração de um manual metodológico para documentar como usar estes puzzles para fins terapêuticos, por exemplo, relacionados com questões psicológicas ou no campo da reabilitação e coordenação oculomotora.

· Uma nova metodologia para ajudar as pessoas a desenvolver competências transversais em equipas e/ou a melhorar o seu bem-estar físico/psicológico.

A metodologia tentará abranger os seguintes casos de estudo:

· Terapia para pessoas com deficiência física.
· Dinâmica de equipa para inclusão social.
· Uso de puzzles como ferramenta psicológica para ajudar as pessoas.

 

O grupo-alvo deste projeto é um coletivo de adultos que inclui pessoas com dificuldades ao nível da inclusão social, com menos oportunidades, com deficiência, obstáculos socioeconómicos, ou pessoas suscetíveis de sofrer racismo, sexismo…

A impressão 3D surge como uma ótima ferramenta, devido à sua versatilidade para criar ferramentas recém-adaptadas e personalizáveis, bem como à sua capacidade de testar protótipos facilmente e de partilhar e replicar os resultados finais com os membros do consórcio de parceiros e de qualquer pessoa interessada no projeto.

Assim, o projeto conta com os seguintes objetivos específicos:

1. Investigar e analisar a impacto da metodologia no desenvolvimento de soft skills do público-alvo de adultos pertencentes aos países do consórcio neste projeto.
2. Desenhar práticas inovadoras no campo da educação de adultos, desenvolvendo uma metodologia que permita a aquisição de competências-chave para o mercado de trabalho.
3. Melhorar a qualidade de vida do grupo-alvo utilizando metodologias de ensino-aprendizagem.

Subscreva a nossa newsletter