O Verão é sempre altura de férias, viagens, mas também de muitas aprendizagens.
Este ano, a Rosto Solidário proporcionou diversas mobilidades para jovens e técnicos da juventude, nomeadamente, para a Roménia; Áustria e Espanha, trabalhando os temas dos ODS; desenvolvimento pessoal; sustentabilidade ambiental e inclusão.
Aqui fica o balanço de alguns dos testemunhos:
“Na minha opinião, a Rosto Solidário tem uma total transparência sobre o projeto e está sempre alguém para ajudar no processo de ir, caso haja algum problema.
Eu acredito que nós não podemos ficar só por conhecer pessoas da nossa nacionalidade e cultura, temos sempre que tentar conhecer a maior diversidade de pessoas e culturas diferentes. Gosto também de não ficar sempre na minha zona de conforto e estar sempre a desafiar-me para novos desafios e projetos, sendo a partir destes que evoluímos como pessoas. Por último, mas não menos importante, sinto a necessidade de melhorar sempre as minhas capacidades linguísticas, não ficando apenas pelos livros e pelas aulas, mas também colocá-las à prova.
Como meu primeiro Youth Exchange, posso dizer que foi uma experiência incrível e superou totalmente as minhas expetativas. No início da viagem admito que senti um nervosismo normal de experienciar coisas novas, mas graças a todo o grupo eu senti-me mais tranquilo. Quando entramos no campo, senti um mix de sentimentos, nomeadamente felicidade e ansiedade por querer conhecer novas pessoas com culturas diferentes. À medida que os dias iam passando, íamos fortalecendo cada vez mais as nossas amizades. Esse fortalecimento também é justificado pela interações que tínhamos nas atividades e no nosso tempo livre. Fazendo uma retrospetiva, acredito que aprendi bastante ao longo deste projeto e admito que ele ficará para sempre na minha memória! “
Tiago Valente Reis, Sta Mª Feira,
Participante do Intercâmbio “Incluniverse”, Cubillos del Sil, Espanha
“A Rosto Solidário deu um enorme apoio em toda a parte de organização logística de transportes, que é para mim aquilo que mais me preocupava enquanto participante. Não acho que pudesse ter pedido mais ajuda do que aquela que recebi.
O que mais me motivou para ir foi a oportunidade de aprender sobre um tema que me interessa, conhecer e fazer amizades com pessoas de toda a Europa e estar imersa numa nova cultura. É uma experiência verdadeiramente única!
Para quem gosta de viajar e de fazer novas amizades recomendo 100% experimentar um Youth Exchange. Pude conhecer um país novo com guias que percebem da cultura e língua local, pude aprender e fazer atividades sobre um tema que me fascina e interagir com pessoas muito diferentes, mas todas muito abertas a partilhar as suas experiências e formar novas amizades. Tudo isto a um preço muito acessível. Já é o meu segundo projeto Erasmus+ e posso dizer que ambas as experiências foram transformadoras a nível pessoal, sinto-me sempre uma pessoa um pouco diferente da que era antes de ir, e mal posso esperar pelo próximo! Não percas a oportunidade de vivenciar isto por ti próprio/a, porque quando fores a primeira vez, nunca mais vais querer parar!”
Ana Sofia Freita, Sta Mª Feira
Participante da formação “Recycle Life”, Denizli – Turquia
“Neste projeto senti que as necessidades enquanto participante foram muito bem satisfeitas. Não tenho nada acrescentar, uma vez que me sinto bem apoiada pela Rosto Solidário.
O que me motiva mais nestas oportunidades de mobilidades de aprendizagem internacionais são as interações com novas culturas, de forma a perceber as nossas diferenças e também similaridades.
Desde pequena que fui sempre uma pessoa mais reservada e apenas faladora com aqueles que são mais próximos. Estes projetos têm-me ajudado a sair da “casca” e expor-me mais rapidamente a situações sociais.
São ambientes seguros, em que temos um curto espaço de tempo para fazer novas relações e amizades, o que permite tornar-me numa pessoa mais aberta no resto do meu dia-a-dia.”
Regina Coelho,
Participante do Intercâmbio “Incluniverse”, Cubillos del Sil, Espanha
“Se não fosse por este Training Course acho que nunca teria oportunidade de ir até ao Chipre. Esta experiência permitiu-me conhecer uma equipa portuguesa incrível, tal como pessoas de outras nacionalidades (Rússia, Itália, Roménia e Espanha).
O ambiente internacionalista permite-nos conhecer outras perspetivas e vivências que irei levar para a vida.
Por outro lado, conhecer o Chipre, permitiu-me: provar a sua magnifica culinária que tem imensas influências (grega, turca e árabe), mergulhar no Mar Mediterrâneo em pleno novembro e, também, ter uma perspetiva mais histórica e perceber como o país ainda se encontra dividido devido à ocupação turca.
Se tiverem um tempo livre no vosso calendário não hesitem em participar em programas de Erasmus + pois, para além de terem o privilégio de conviver com outras culturas, podem também crescer como profissionais!”
Francisca Alves Neves,
Participante da Formação Gestão de Ciclo de Projetos, Larnaca, Chipre
“Este training course permitiu conhecer-me melhor, num momento de introspecção e dar-me a conhecer aos outros através das minhas partilhas e da minha maneira de ser/estar. Foi uma semana muito intensa, com muitas descobertas a nível pessoal e profissional, também.
Os momentos em silêncio deram para olhar o interior e procurar respostas que na correria do dia-a-dia ficam esquecidas. Para além disto, foi uma semana incrível de descoberta da cultura espanhola, polaca e romena, assim como dos diferentes pontos de vista de cada participante. Deu para interagir com cada participante, dando um pouco de mim e aceitando o outro como desconhecido.
O facto de usarmos a jornada dos heróis, fez com que usasse o paralelismo e olhasse a minha vida como de uma heroína tratasse.
Para mim gamificação foi uma novidade pois nunca tinha recorrido a tal, para a autodescoberta nem tão pouco para expandir a minha imaginação.
Superou em muito aquilo que esperava para a semana de intercâmbio e isso muito se deveu à motivação e paixão dos formadores, pois estavam claramente empenhados em que tudo corresse da melhor forma possível, bem como à dedicação de todos os formandos.”
Sónia Ferreira
Participante da Formação “The knight of the heart”, Iasi, Roménia
Estes projetos são financiados pela União Europeia, ao abrigo do programa Erasmus +.