ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Rosto Solidário entrega Puzzle 3D em formato Fogaça à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira

A Rosto Solidário trabalha em prol do desenvolvimento, promovendo a equidade, os direitos humanos e a igualdade de oportunidades, através da realização de projetos centrados na educação e cultura das comunidades.

Na véspera da Festa das Fogaceiras, de forma a assinalar a época e o final do projeto, a Rosto Solidário entrega a Gil Ferreira, Vereador com o Pelouro da Cultura, Educação, Juventude e Turismo, a “Fogaça”, um puzzle 3D, feito no contexto do Projeto Europeu D3PO.

O principal objetivo deste projeto é a inclusão social, através de atividades lúdicas, com base em puzzles 3D, que permitam a promoção de competências pessoais, sociais e cognitivas em adultos com dificuldades.

Foi neste âmbito, que a Rosto Solidário criou dois puzzles baseados em narrativas que transmitem a história e as tradições de Santa Maria da Feira. Para além da conhecida Fogaça – o pão doce e ex-libris do património gastronómico feirense, foi também concebido o puzzle denominado o “Castelo da Europa” (símbolo de segurança, comunidade e coesão do território europeu), inspirado nas características particulares do Castelo da Feira, nomeadamente nas suas 4 torres.

Depois de testados com 72 participantes de clubes seniores e centros de dia locais, estas práticas inovadoras passam a estar disponíveis para educadores e técnicos sociais utilizarem na sua intervenção com pessoas em situação de vulnerabilidade (nomeadamente, pessoas com deficiência, com obstáculos socioeconómicos, sobreviventes de doença oncológica, pessoas vítimas ou suscetíveis de discriminação com base na raça, cultura, idade, género, entre outros). Para o efeito, todos os interessados poderão contactar a Rosto Solidário.

D3PO é um projeto apoiado pela Comissão Europeia, através do programa Erasmus, estando a ser implementado por um consórcio de 5 parceiros de diferentes países europeus.

Veja aqui a Apresentação Jogos_D3PO!

Mais informação disponível no site do Projeto D3PO.

Subscreva a nossa newsletter