Duas professoras de Santa Maria da Feira participarão durante a próxima semana, na Roménia, numa formação do projeto europeu “Stairway to SDG 3.0“, implementado pela Rosto Solidário.
De 14 a 17 de novembro, duas professoras que lecionam em escolas e organizações de Santa Maria da Feira, juntamente com outros doze professores europeus, participarão numa formação na cidade romena de Arad, num intenso programa de formação sobre a utilização de ferramentas digitais concebidas para trabalhar o conceito de sustentabilidade nas salas de aula. Uma vez testado o seu funcionamento, e de volta às suas escolas, todos os professores realizarão experiências-piloto em cada um dos países, utilizando as ferramentas digitais na sala de aula e espaços de educação não formal.
O projeto Stairway to SDG 3.0, cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia, liderado pela organização Amycos, sediada em Burgos, e implementado pela Rosto Solidário e outras organizações europeias, visa implementar uma plataforma de e-learning que apoiará os professores do Ensino e Formação Profissional com novos conteúdos interativos para trabalhar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na sala de aula. Em resposta à tendência crescente de “gamificação” na educação, foi concebida incorporando conteúdos lúdicos nos chamados “serious games”, ou seja, jogos com um objetivo pedagógico. De forma complementar, foi concebido um videojogo 2D, no qual serão integrados desafios e exercícios com o objetivo de gerar competências para construir um desenvolvimento sustentável.
No total são sete as organizações europeias participam neste projeto, que durará até dezembro de 2024: a universidade belga Odisee, a ONGD portuguesa Rosto Solidário, o Centro Mediterrânico do Ambiente, da Grécia, bem como as empresas de economia social Predict da Roménia, Tyto de Itália e Idycos de Burgos.
Este é um projeto que visa promover as competências dos professores de formação profissional, para que se tornem agentes ativos na construção da sustentabilidade. Com base na metodologia concebida pela UNESCO para a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), as organizações participantes estão a desenvolver materiais e ferramentas que ajudarão os professores e os alunos a tornarem-se “construtores de sustentabilidade”, tanto no seu desempenho profissional, como nas suas atitudes da vida quotidiana.
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Saiba mais sobre ele e suas ferramentas no website.