PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Radio Theater: Tales of the Quarantine

Radio Theater: Tales of the Quarantine

Estado: em execução
Início: março 2021
Conclusão: fevereiro 2023
Parceiros: Rosto Solidário (Portugal), KEAN (Grécia), USMA (Itália)
Entidade Financiadora:  Erasmus +

 

A situação de confinamento tem sido um verdadeiro desafio para nossos jovens. Muitos deles viram seus desenvolvimentos académicos e pessoais frustrados, e como seu estilo de vida é mais ativo do que nas outras faixas etárias, há um maior impacto nesse público.

Adicionalmente, a mudança da modalidade de aprendizagem, redirecionada para o formato virtual a fim de favorecer o distanciamento social e assim evitar contágios, tem sido um verdadeiro desafio tanto para os provedores de educação formal quanto para os provedores de educação não formal.

Isto tem gerado uma infinidade de adiamentos e suspensões das ações educativas, principalmente daquelas vinculadas à criação de competências por meio do desenvolvimento de métodos de aprendizagem artística e criativa, fazendo com que muitos jovens, especialmente os mais vulneráveis socialmente, tenham visto suas oportunidades alteradas.

Neste seguimento o projeto “Rádio Teatro: Contos da Quarentena” tem como principal objetivo a criação de uma parceria estratégica para a promoção de competências criativas e artísticas (expressão corporal, autoconhecimento, narrativa, falar em público, teatral) no campo do trabalho com a população jovem, especialmente com os com menos oportunidades, a fim de desenvolver, testar e implementar métodos inovadores através do uso do rádio e do teatro como uma ferramenta educacional criativa. Esses métodos têm como objetivo melhorar as habilidades dos jovens, promovendo suas competências, aptidões e valores, favorecendo a aprendizagem e competências-chave através da utilização de ferramentas digitais, especialmente importante na situação de distanciamento social causado pela Covid-19.

Os objetivos específicos são:

· Criar práticas inovadoras na área da juventude através do desenvolvimento de uma metodologia baseada no teatro e na rádio, adquirindo competências essenciais e habilidades artísticas para gerar respostas criativas com foco na aprendizagem por meio de ferramentas digitais.
· Aumentar as possibilidades de transferência de metodologias inovadoras e de educação não formal entre jovens trabalhadores e educadores, por meio de uma produção de propriedade intelectual a que possam ter acesso para compreender como desenvolver e potenciar o desenvolvimento de competências e inclusão, em resposta à nova realidade provocada pela Crise da Covid-19, apostando na digitalização e na necessidade de soluções criativas.
· Favorecer o desenvolvimento organizacional de 5 entidades de 4 países diferentes, com experiências culturais e organizacionais diversas e fortalecer a sua associação estratégica, desenvolvendo divulgando o produto intelectual criado no campo da educação e criatividade juvenil.

O público-alvo deste projeto são educadores, animadores, conselheiros e lideranças juvenis que desejam implantar métodos educacionais inovadores e criativos que favoreçam a inclusão e o desenvolvimento de competências nos jovens, especialmente nos jovens com menos oportunidades.
Da mesma forma, haverá jovens que irão beneficiar com o desenvolvimento do projeto, bem como organizações e instituições de ensino não formal que trabalham com jovens, tanto dos quatro países envolvidos como de países terceiros dentro e fora da União Europeia.

 

O produto final do projeto é um Radio Theater: contos de quarentena, sendo cinco rádio novelas no total, com 10 episódios cada uma. Cada episódio durará cerca de 20 minutos, totalizando três horas e meia por novela.

Subscreva a nossa newsletter