ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Podcast da Rosto Solidário promove a inclusão de jovens

 

Ouça-os aqui!

O projeto Radio TheaterContos da Quarentena, é um dos projetos da ONGD Rosto Solidário, financiado pelo programa Erasmus +, da União Europeia, que promove a inclusão na sociedade de jovens, em fase vulnerável, trabalhando as suas competências através da educação não formal.

Este projeto, com duração de 18 meses, utiliza a abordagem da educação não formal através da idealização, gravação e edição de uma série de Podcasts, para trabalhar as competências de comunicação, improvisação, criatividade e gestão emocional destes jovens do Município de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, de idades compreendidas entre os 14 aos 25 anos, incluindo seis meninas do CAF Pinto de Carvalho (Centro de Apoio Familiar).

Os 𝗣𝗼𝗱𝗰𝗮𝘀𝘁𝘀 𝙍𝙖𝙙𝙞𝙤 𝙏𝙝𝙚𝙖𝙩𝙚𝙧 – 𝘊𝘰𝘯𝘵𝘰𝘴 𝘥𝘢 𝘲𝘶𝘢𝘳𝘦𝘯𝘵𝘦𝘯𝘢, tiveram mais de seis meses de preparação, entre os seus trabalhos de idealização, escrita, ensaios e gravações (iniciados em dezembro de 2021 e terminados no final de junho de 2022).

Neste seguimento, foram lançados recentemente uma série de 10 podcasts, que contam os desafios vivenciados pelas participantes do grupo durante a quarentena da pandemia COVID-19.

Sejam histórias reais ou imaginárias, entre a fantasia e realidade, estes episódios traduzem os desafios, medos, qualidades, sonhos e emoções potenciados durante os confinamentos, mas com os quais todos os jovens lidam durante a vida.

Uma das participantes deste projeto, que faz parte do CAF Pinto de Carvalho (Centro de Apoio Familiar) menciona “(…) Foi uma atividade e nova experiência, porque nunca experimentei fazer gravações para rádio, nem teatro, mas gostei! Eu gostei mesmo, porque assim eu pude conhecer-me melhor e expressar-me mais vezes. Eu sinto que foi bom. O que eu mais aprendi foi…a ser eu mesma, ser livre na minha expressão, na minha criatividade…tudo!”.

Sobre a experiência acrescenta ainda “(…) Eu recomendaria é claro, porque é livre, faz com que… não sei, é o que eu penso, é o que eu acho, não sei explicar, mas recomendaria muito, muito mesmo”.

Ainda, outra participante deste Podcast, do Centro de Apoio Familiar CAF Pinto de Carvalho, partilha “Eu gostei da experiência, porque foi uma aprendizagem. Melhorou principalmente a minha leitura. Foi uma experiência boa.”

A situação de confinamento foi um verdadeiro desafio para os jovens, especialmente os com menos oportunidades. Muitos deles viram seus desenvolvimentos académicos e pessoais frustrados, e como seu estilo de vida é mais ativo do que nas outras faixas etárias, houve um maior impacto neste público.

A Rosto Solidário espera, com esta experiência e projeto, ter melhorado as competências criativas e artísticas destes jovens, com ferramentas inovadoras, como a rádio e o teatro (nomeadaente as de expressão corporal, autoconhecimento, narrativa, falar em público, teatral).

Ouça-os aqui!

Subscreva a nossa newsletter