O projeto GamEUfying alcançou recentemente um dos seus principais resultados, demonstrando mais uma vez o grande potencial da gamificação no apoio à educação formal e não formal.
No meio do mês de fevereiro, jovens de Espanha, Portugal e Itália, participaram numa atividade de formação de três dias na bela cidade de Valladolid, em Espanha.
O encontro foi organizado pelo consórcio GamEUfying, formado pelo Conselho da Juventude de Castela e Leão, ASPAYM, Rosto Solidário e CEIPES.
Utilizando a técnica de role-playing, os participantes vestiram os sapatos dos deputados europeus e dos ministros do Conselho da UE para fazer uma simulação em que seguiram os passos do processo legislativo ordinário da UE.
Estes jovens puderam trabalhar na preparação de alterações a duas propostas diferentes, uma relacionada com a inteligência artificial e a outra com a proteção dos direitos humanos.
Desta forma divertida, puderam aprender mais sobre o funcionamento da UE e de algumas das suas principais instituições, ao mesmo tempo que se aproximaram dos assuntos europeus e de temas de grande relevância atual.
Além disso, esta foi uma excelente oportunidade de intercâmbio intercultural, bem como para o treino de diversas competências, como o trabalho em equipa, o pensamento crítico ou o falar em público.
Com esta atividade, o projeto GamEUfying reafirmou o seu compromisso com a promoção da cidadania ativa entre os jovens europeus através dos grandes benefícios da gamificação.
Saiba mais aqui e siga as redes Facebook e Instagram.