ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001*
FAÇA UM DONATIVO Seja socio/a

Cerâmica, abstração, criação e presença

A artista 

Apaixonada pelo potencial criativo e artístico de cada um, em especial através da cerâmica, assim é a artista de quem vos queremos falar hoje! 

Cristiana de seu nome, residente em Ovar, licenciou-se em Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no ramo escultura. Durante este período, rumou até à Polónia para fazer Erasmus, movida pelo desejo de aprender mais sobre a sua grande paixão – a cerâmica. 

Depois dessa aventura, e mais recentemente, decidiu continuar a melhorar e aprofundar os seus conhecimentos, concluindo o mestrado em ensino de artes visuais, para poder ser professora e partilhar o seu amor pela arte com outras pessoas.  

Atualmente, tem o seu próprio atelier, onde cria as suas obras em cerâmica e desenvolve outras produções, por exemplo trabalhando com azulejos. Dinamiza workshops, cursos intensivos de 4 sessões e dá aulas a adultos. Tem também uma turma para crianças dos 5 aos 12, onde exploram a cerâmica e outros materiais, a partir dos interesses e vontades dos mais pequenos. Além disso, trabalha pontualmente em projetos da ONGD Rosto Solidário. 

Os benefícios da cerâmica  

Da diversidade dos projetos artísticos em que está envolvida, Cristiana destaca em especial as aulas de cerâmica, porque sente que as pessoas estão com uma necessidade muito grande de se conectar com o ato de criar, de desafiar o seu potencial criativo e, muitas vezes, de reconstruir ideias preconcebidas sobre si e as suas próprias capacidades. 

De uma forma muito natural, criam-se, em grupo, espaços de partilha e criação, onde as pessoas, normalmente mulheres, se desligam da correria do dia-a-dia e encontram um momento para parar e estar de uma outra forma, com outro foco.  

“É muito frequente darem-me o feedback de que estar no atelier a trabalhar com o barro é um momento muito relaxante e, normalmente, o tempo passa a correr, o que significa que as pessoas entram num estado de flow, de foco e concentração, onde conseguem abstrair-se de tudo o resto para simplesmente criar e estar presente. Parece-me que esses espaços e tempos, nos dias de hoje, são cada vez mais essenciais.” – Cristiana 

 

Os desafios de ser artista 

Infelizmente, como todos sabemos, a pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras consequências e dificuldades para a sociedade. 
No caso de Cristiana, o maior impacto foi ao nível das suas aulas, impossibilitando-a de ensinar o que mais gosta.  

Contudo, incapaz de ver o copo “meio vazio”, Cristiana salienta que, quando as aulas voltaram a ser retomadas, as pessoas voltaram cheias de vontade, com muito mais interesse e necessidade de se envolver nesse tipo de atividades criativas. Esse foi um ponto positivo que a pandemia trouxe, as pessoas passarem a dar ainda mais valor e a envolver-se ainda mais com as aulas e com a arte. 

 

O dilema do Tempo e do Compromisso 

Para a artista, o “dilema do tempo e do compromisso” é o principal desafio que encontra diariamente. Quer no seu caso pessoal e nas suas criações, quer na relação das pessoas com as suas aulas e workshops, existem bastantes dificuldades em arranjar tempo e criar um compromisso, de cada pessoa consigo própria.  

As pessoas facilmente reconhecem que querem criar, que querem repetir a experiência e fazer do trabalho com barro algo mais consistente e recorrente, mas a velocidade da vida e os compromissos externos acabam por se colocar à frente de algo que acaba por não se considerar como tão “essencial”.  

Mas sem dúvida que, para mim, ter um espaço de cuidado, de conexão, de relaxamento, de criação, é essencial para uma vida mais autêntica.” – Cristiana 

Contactos da artista:
Cristiana Santos
Email: santosmcristiana@gmail.com 
Instagram: www.instagram.com/decoremcorpo  
Siga as páginas sociais do projeto:
Facebook
Instagram
LinkedIn

Webpage

Subscreva a nossa newsletter