No passado mês de julho, a Rosto Solidário dinamizou uma ação de formação para jovens, com o tema “Migrações e Interculturalidade”, através da expressão artística.
Esta iniciativa, co-criada com a Câmara Municipal de Arganil e a CUME – Associação Juvenil, no âmbito do projeto Parcerias Locais, contou com a participação de 13 jovens de várias nacionalidades (Portugal, Brasil, Angola e Colômbia).
Após a formação, os participantes migrantes partilharam que tiveram vivências muito especiais e de aprendizagem, acrescentando que “há muito não se sentiam tão integrados“.
O grupo T.E.I.A. – Teatro Experimental de Intervenção de Arganil utilizou a inspiração resultante da reflexão sobre o fenómeno migratório e a interculturalidade para preparar uma nova peça de teatro intitulada “A Viagem”, que foi apresentada no dia 12 de agosto.
Esta ação resultou de um diálogo concertado entre a Rosto Solidário e a Câmara Municipal de Arganil, após se identificarem as necessidades do concelho em trabalhar estas temáticas.
O Parcerias Locais: Reforço dos municípios e atores locais na Educação para o desenvolvimento é um projeto cofinanciado pelo Camões, I.P. implementado pela Rosto Solidário e a FEC – Fundação Fé e Cooperação. Tem como principal objetivo, reforçar o papel dos municípios e de outros atores locais na implementação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento.
Mais informações sobre o projeto em https://rostosolidario.pt/parcerias-locais-para-a-edcg.