Nos dias 24 e 25 de setembro, foi realizada a conferência e reunião final do projeto Youleaders, em Trapani, Itália.
Cerca de 100 jovens, de Portugal, de Itália e Espanha, foram capacitados para serem líderes e agentes do desenvolvimento sustentável nas suas comunidades.
Durante estes dias, foi também o momento de os alunos dos projetos vencedores destes países partilharem as suas ideias e soluções entre eles.
Em Portugal, o grupo de jovens vencedor desenvolveu a ideia de projeto “SOS – Solvit or Shut it”, que propõe trabalhar a literacia financeira com alunos em contexto escolar.
A Rosto Solidário e a Cáritas Portuguesa trabalharam em colaboração com o Colégio de S. Miguel, em Fátima, formando 48 alunos do ensino secundário. Problemáticas como, a ausência de oferta cultural e desportiva; a inexistência de associações juvenis; a ociosidade, o isolamento geográfico e a saúde mental dos jovens foram alguns dos problemas que os jovens identificaram e cujas propostas de projetos pretendiam solucionar.
Conheça todos os pitchs dos projetos apresentados aqui.
Foram realizadas ações de capacitação com estes jovens, ao longo de 8 meses, sobre conteúdos como, Inovação Social; Equidade de Género; Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Competências Digitais; Alterações Climáticas e Empreendedorismo Social.
Para além de promover competências chave nestes jovens, este percurso incentivou-os, ao mesmo tempo, a participar ativamente nos processos de desenvolvimento local a nível comunitário. Com estas novas aprendizagens, estes jovens puderam construir ideias de projetos, devidamente acompanhados por facilitadores.
Relembramos que este projeto tem como principal objetivo desenvolver as capacidades de liderança de jovens residentes em contextos rurais e zonas geograficamente isoladas que, muitas vezes, enfrentam desafios e limitações nas suas comunidades devido à falta de recursos e oportunidades.
Saiba mais em https://youleaders.eu
Conheça o processo de aprendizagem em Portugal neste vídeo.
Este é um projeto financiado pela UE, implementado em parceria com a Fondazione Comunitaria di Agrigento e Trapani, Link Campus University, Fundacion Galicia Europa, Lug Open Factory, Caritas Portuguesa e Rosto Solidário.