Pessoas & Planeta
Estado: em curso
Início: 02 de janeiro de 2019
Conclusão: 2021
Local: Santa Maria da Feira
Entidade cofinanciadora: Corpo Europeu de Solidariedade
Com o Pessoas & Planeta pretende-se promover e aprofundar a Solidariedade como valor comum, aos países europeus e à região de Santa Maria da Feira, onde os/as voluntários/as europeus/eias estarão ao serviço das organizações e comunidade.
O Projeto desenvolvido em parceria com várias organizações de acolhimento locais, fortalecerá a parceria e o trabalho em rede, assente no voluntariado, na cidadania e na aprendizagem não formal.
Com o Pessoas & Planeta pretende-se ainda, reforçar a dinâmica já iniciada pela Rosto Solidário com o apoio do Município, de fazer chegar as oportunidades do Corpo Europeu de Solidariedade a todos/as os/as jovens do concelho de Santa Maria da Feira.
Espera ainda, através da execução do Projeto, que o posicionamento junto de jovens locais esteja consolidado, ou seja, que a Rosto Solidário e o Corpo Europeu de Solidariedade sejam reconhecidos como sinónimo de oportunidades reais e possíveis para todos/as. Daqui, espera-se também o aumento das mobilidades promovidas pela Rosto Solidário e em parceria com outras organizações, o aumento do número de jovens locais inscritos no Corpo Europeu de Solidariedade, a participar em intercâmbios, cursos de formação e outras oportunidades no âmbito do programa.
Ao longo dos três anos espera-se desenvolver um conjunto diversificado de atividades junto de diferentes organizações e públicos em Santa Maria da Feira e com isso potenciar um efeito multiplicador junto da comunidade local.
O Pessoas & Planeta propõe-se impactar na inclusão de jovens com menos oportunidades e portadores de deficiência e/ou necessidades especiais, na medida em que aumentará o número de envolvidos/as, tanto enquanto participantes como beneficiários, em atividades de educação e cidadania global.
OBJETIVOS
O1 – Promover a solidariedade e o desenvolvimento sustentável através do voluntariado;
O2 – Fomentar a participação ativa de jovens, sobretudo aqueles com menos oportunidades, no
sentido da sua capacitação;
O3 – Reforçar os valores, identidade e solidariedade europeia através da participação democrática;
O4 – Promover a inclusão, diversidade, diálogo intercultural e multilinguismo;
O5 – Produzir resultados de aprendizagem nos/as voluntários/as através de novos conhecimentos,
aptidões e atitudes favorecendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional;
O6 – Capacitar as organizações parceiras, aumentando as suas capacidades, poder de atração e dimensão internacional.