ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Testemunho voluntariado europeu

 

“O meu nome é Filipa Bettencourt, tenho 18 anos, venho dos Açores (Portugal) e estou a fazer Voluntariado em Wroclaw, na Polónia, durante 9 meses.

A ideia de fazer voluntariado fascina-me desde sempre e este ano percebi que era a altura ideal para pôr este sonho em prática.

Acabei o 12º ano e decidi não me matricular no ensino superior.
Propus-me mudar a minha vida radicalmente e dedicar-me a uma causa humanitária durante um ano.

Adorar viajar, descobrir outras culturas e conhecer pessoas, fez-me ter a certeza que não só queria fazer voluntariado, como queria fazê-lo fora de Portugal.

Depois de tomar esta decisão, dediquei algum tempo a pesquisar informação sobre projetos que fossem ao encontro dos meus interesses e objetivos. Foi durante esta procura que me deparei com o European Solidarity Corps (https://youth.europa.eu/solidarity_pt), para o qual o Rosto Solidário é a minha organização de envio.

E foi assim que, dia 27 de setembro, a aventura começou.

Primeiro Varsóvia onde me encontrei com voluntários de vários países da europa que escolheram a Polónia para desenvolver projetos solidários. Depois Wroclaw (Breslávia), no sul do país.

A 4.000km de casa, dedico grande parte do meu tempo a acompanhar crianças com necessidades educativas especiais, numa escola.
Estas crianças e as pessoas que com elas trabalham mostraram-me uma nova forma de encarar o mundo que, doutra maneira, não seria possível.
Com este trabalho, sinto-me verdadeiramente realizada.

Outro aspeto que me agrada, é o facto de partilhar casa com outras duas pessoas, uma alemã e um italiano. Exploramos a cidade, trocamos experiências gastronómicas, linguísticas e frequentamos, corajosamente, aulas de polaco.

Estou muito grata por toda esta experiência que me permite conhecer pessoas e lugares incríveis e que, acima de tudo, me dá a oportunidade de poder ajudar quem mais precisa e, ao mesmo tempo, crescer como pessoa, tornando-me mais consciente.

Recomendo vivamente.

Do widzenia!”

Subscreva a nossa newsletter