ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Testemunho Projeto SIEP 2.0

“Para mim foi uma experiência enriquecedora fazer parte desta formação. O projeto SIEP 2.0 visualiza e utiliza diferentes ferramentas metodológicas para combater ao bullying, um tema de suma importância na sociedade atual, embora falte muito a fazer para atacar este mal que habita connosco, principalmente nos diferentes ambientes escolares, além dos outros focos onde a prática é repetida, por exemplo: nos meios digitais -cyberbullying.

Como mãe de um jovem com deficiência pude interiorizar ainda mais o processo de aprendizagem porque o meu filho muitas vezes foi vítima de violência psicológica por causa das suas limitações, nomeadamente quando criança até à adolescência. Ainda hoje, não foge da possibilidade de sofrer bullying. Posso dar testemunha como o bullying causa dor, dano e traumas só por ser diferente ou não cumprir com os requisitos estabelecidos por um padrão imposto pela mesma sociedade sem receio.

O projeto transmite a necessidade de nos colocarmos no lugar dos outros para tentar perceber o que é estar desse lado e valorizar os esforços que as pessoas fazem para ultrapassar as suas próprias limitações. A partir das dinâmicas implementadas constroem-se o conhecimento, incentiva-se a solidariedade e generosidade, enquanto aprendemos a reforçar valores éticos e de respeito às diferenças, tão necessário num mundo onde a segurança deve passar a tomar o lugar das incertezas.

Acredito que precisamos de formar as pessoas certas, espalhar a mensagem de tolerância e respeito nos lugares certos, continuar a trabalhar a empatia e incentivar a generosidade das pessoas para alcançar uma sociedade mais justa e mais igualitária.

A campanha contra o bullying deve continuar sem descanso #oBullyingMata

Obrigada pela oportunidade.”

Ana Alves, participante da última formação do projeto SIEP 2.0, realizada em março de 2022, em Kielce, na Polónia.

#siep 2.0 #fightbullying #rolemodel # gamification #erasmus+ka3

Subscreva a nossa newsletter