ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO Seja socio/a

SIEP 2.0 – Promoção da Inclusão Social através de Propostas Educativas e Gamificação

SIEP 2.0 “Promoção da Inclusão Social através de Propostas Educativas e Gamificação”

Estado: em execução
Início:  15 janeiro 2021
Conclusão15 janeiro 2024
Local: Portugal, Espanha, Suécia, Itália, Polónia, Bulgária

Parceiros
: ASPAYM Castilha y León (coord.) (Espanha); BB&R (Espanha); CEIPES (Itália);  “More Mosaic” (Suécia); Regionale Centrum Wolontariatu (Polónia)

Entidade Financiadora:  Erasmus +

SIEP 2.0- “Promoção da Inclusão Social através de Propostas Educativas e Gamificação”

Este projeto pretende intervir na prevenção do Bullying e do Ciberbullying, conciliando a experiência de dois projetos anteriores:

  • “CALÇA OS MEUS SAPATOS”: uma experimentação em primeira mão sobre os obstáculos  físicos, sociais, de comunicação, isto é, sobre como viver com uma deficiência;
  • SIEP”: um projeto que combinou  o Teatro do Oprimido com Propostas Educativas, a fim de fornecer aos profissionais da Educação e Juventude ferramentas para prevenir o Bullying e o Cyberbullying.

Nesta nova abordagem, pretende-se aumentar a consciencialização sobre as deficiências, bem como, abordar e promover competências sociais e inclusivas.

Atuando junto de diversos públicos, no sentido de melhorar o pensamento crítico e o conhecimento mediático de estudantes, pais, educadores e técnicos juvenis, que serão os público-alvo deste projeto.

Este projeto, contará também com a realização dos  “SIEP Lab” (workshops), onde se aplicação as metodologias acima referidas e também o “Role-model”, finalizando com o desenvolvimento de uma Aplicação (app),  criação de um Jogo de Tabuleiro e de um Livro de Recomendações.

Utilize as suas ferramentas!

 

Jogo de tabuleiro:

ROLE MODEL

Currículo de atividadades de Educação Não-formal para aprender a usar as Boas Práticas do programa “Calça os meus Sapatos”, as Propostas Educativas, Teatro do Oprimido e SIEP Game. Qualquer facilitador pode usar este guião para preparar as suas próprias sessões.

CALÇA OS MEUS SAPATOS
Currículo de atividades de educação não-formal que promovem o conhecimento da realidade diárias das pessoas com deficiência, através de atividades de role-play e exercícios de empatia. Os participantes verão limitados alguns dos seus sentidos ou em termos de mobilidade para realizarem algumas tarefas simples do dia-a-dia e assim perceberem como podem ser difíceis.
PROPOSTAS EDUCATIVAS
Recursos breve, eficazes e práticos, criados especificamente para a partilha de conteúdos educativos. Podem ser usados para transmitir conhecimento, desenvolver novas competências ou aprender novas ferramentas.

Consulte as redes sociais do projeto facebook e instagram.

Saiba mais sobre o projeto, no seu Website.

Galeria

Subscreva a nossa newsletter