A Rosto Solidário participou entre 4 e 6 de dezembro no Encontro da Rede de Multiplicadores Eurodesk Portugal, em Lisboa.
Para além do trabalho em torno de questões da organização interna da Rede, o Encontro permitiu a aquisição de novos conhecimentos em matéria de comunicação, imprensa e redes sociais, como forma de potenciar o impacto do trabalho das organizações juntos dos jovens.
No dia 5, celebrou-se o Dia Internacional do Voluntário, no Centro de Juventude de Lisboa, onde para além do programa comemorativo, os Multiplicadores Eurodesk puderam encontrar os/as jovens voluntários/as a participar na formação à chegada promovida pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação.
Três dias de aprendizagem e partilha, num espírito de formação contínua que permitem à Rosto Solidário prosseguir o seu trabalho de informação aos jovens, enquadrado na área de intervenção, Educação e Cidadania Global.
Recorde-se que a Eurodesk é uma rede europeia de informação para os jovens e para os profissionais da área de juventude, estando presente em 31 países. Recebe apoio contínuo da Comissão Europeia, e em Portugal é representada pela Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação.
Assim como em 2017 e 2018, também em 2019, a Rosto Solidário implementará, em estreita parceria com o Gabinete da Juventude da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira (ambas as entidades são multiplicadoras Eurodesk no mesmo território) um plano de atividades, que inclui ações de informação, sensibilização e formação dirigidas a jovens, profissionais que trabalham com jovens, e ainda pais, mães e outros encarregados de educação, sobre oportunidades de mobilidade e aprendizagem, como intercâmbios, formações e projetos de voluntariado na Europa.
Este plano de atividades tem como opção metodológica a intervenção em rede local e a educação entre pares, sendo o testemunho dos jovens voluntários acolhidos em Santa Maria da Feira, no âmbito de projetos do Corpo Europeu de Solidariedade, uma das ferramentas mais importantes e bem-sucedidas deste trabalho.