ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Rosto Solidário no encontro Rede Eurodesk e AgoraEU

A Rosto Solidário esteve presente no Encontro da Rede Eurodesk Portugal, de 4 a 6 de dezembro, em Lisboa (inserido no evento AGORA EU: Juventude em Ação).
A Eurodesk Portugal é uma rede europeia de informação sobre oportunidades de mobilidades e de aprendizagem internacionais, gerida pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação.
A Rosto Solidário, enquanto multiplicador Eurodesk desde 2016, assume na sua missão informar e promover oportunidades europeias relevantes para os jovens e técnicos de juventude.

Durante estes dias, os parceiros tiveram a oportunidade de fazer networking, parcerias, trocar experiências, boas práticas, aprender e conhecer novidades, nomeadamente, novas ferramentas de trabalho e campanhas previstas para 2024 sobre os programas Erasmus+.

Simultaneamente, decorreu o evento AGORA EU, na Fundação Calouste Gulbenkian. O mesmo incluiu diversos momentos e iniciativas, como por exemplo a celebração do Dia Internacional do Voluntariado e a cerimónia de Entrega de Prémios Boas Práticas do Corpo Europeu de Solidariedade.
Contou ainda com a Conferência “Democracia: Juventude em Ação” que teve o apoio e presença de Sua Excelência Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República. Esta conferência referenciou diferentes formas de participação jovem – formal e informal – e o seu impacto na democracia. Todos os seus intervenientes reforçaram a importância do envolvimento dos jovens, apelando para a agirem já nas próximas eleições legislativas portuguesas e europeias de 2024.

Como tem vindo a fazer em anos anteriores, a Agência Nacional reúne vários beneficiários dos programas Erasmus+ Juventude e Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade (jovens embaixadores DiscoverEU , participantes nas formações Erasmus+ e Voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade), promovendo momentos de partilha e capacitação.

Os voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade, acolhidos pela Rosto Solidário, também tiveram oportunidade de participar depois de uma semana intensa de formação.

Conheça aqui o testemunho de Laura, uma das voluntárias Corpo Europeu de Solidariedade na Rosto Solidário.

Fotos e informação cedida por Erasmus+ Juventude/ Desporto & CES.

Subscreva a nossa newsletter