No âmbito do projeto Time2Act@SD, a Rosto Solidário colaborou num artigo científico intitulado “As perceções do desenvolvimento sustentável entre os estudantes do ensino superior: Um estudo empírico sobre conhecimentos, atitudes e comportamentos“.
Este artigo investiga o papel das instituições do ensino superior no desenvolvimento de competências de sustentabilidade e na mudança de atitudes e comportamentos dos estudantes em relação às questões de sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Neste âmbito, foi realizado um estudo que teve como objetivo explorar os conhecimentos, atitudes e comportamentos dos estudantes em relação à sustentabilidade, considerando variáveis como género, idade, nível de ensino, área de estudo e familiaridade com os ODS.
Através de um questionário com uma amostra de 716 estudantes de diversos países europeus e da Turquia, revelou-se que o seu comportamento em relação à sustentabilidade, é parcialmente mediado pelas suas atitudes, que por sua vez estão relacionadas ao nível de conhecimento sobre o tema.
As conclusões apontam para a necessidade de reforçar a educação sobre desenvolvimento sustentável e ODS em todos os níveis e áreas do ensino superior, garantindo uma formação sólida desde o ingresso dos estudantes. Embora os conhecimentos e atitudes estejam bem desenvolvidos, as instituições devem focar na mudança de comportamento dos estudantes para promover a sustentabilidade de forma eficaz.
O TIME2ACT@SD tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, bem como para a mudança de comportamentos entre os estudantes do ensino superior da União Europeia, no campo do desenvolvimento sustentável (DS) e dos Objetivos do DS (ODS), por meio do desenvolvimento de conteúdos interativos, ferramentas digitais e metodologias de ensino inovadoras, para uso dos professores do ensino superior.
Assim, o ambiente, as alterações climáticas e a sustentabilidade são temas abordados numa perspetiva transversal, com alunos e docentes do ensino superior, tanto ao nível do conhecimento (com MOOC e webinars) como da mudança de atitudes e comportamentos com atividades práticas baseadas numa aplicação móvel e jogo imersivo (estratégias de gamificação e workshops) e atividades realizadas no terreno com situações reais (bootcamps que permitem a demonstração através da ação e a sua transferibilidade para situações da vida real).
Todos os conteúdos e ferramentas desenvolvidos estão disponíveis em acesso aberto para a comunidade internacional de professores de ensino superior, aprimorando a formação na área da sustentabilidade.