ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

Recriação artística Semana Santa – Sta Maria da Feira

Durante os últimos 26 anos, Santa Maria da Feira reencenou teatralmente os acontecimentos associados aos últimos dias da vida de Jesus, celebrados por cristãos de todo o mundo, geralmente entre fevereiro e abril, enquanto Semana Santa. O evento deste ano, tal como noutros anos, será possível graças ao esforço e dedicação do Grupo Gólgota – Associação, com a colaboração da Câmara Municipal e da Santa Casa da Misericórdia de Santa Maria da Feira, da Paróquia de Santa Maria da Feira, e dos Missionários Passionistas. Desta vez, porém, será prolongada por um período de tempo mais longo.

Devido à sua história e dinamismo, a Semana Santa de Santa Maria da Feira tornou-se uma referência nacional entre os eventos mais importantes do calendário Cristão.

A 26ª edição, que decorre de 18 de fevereiro a 29 de abril, incluirá 35 atividades culturais, sociais e religiosas inspiradas na história do Cristianismo. É sem dúvida um programa único que inclui celebrações litúrgicas, reencenações históricas, teatro, música, arte, espiritualidade, tradição e contemporaneidade, utilizando a cidade como plataforma para a reconstrução de histórias bíblicas, permitindo aos visitantes viver momentos significativos da história Cristã enquanto se concentram em aspetos religiosos, culturais e sociais.

Como consequência dos esforços coordenados da cultura cívica e eclesiástica, esta festa sagrada atraiu novas e exigentes audiências.

Não perca os 5 concertos (música clássica, religiosa e pop), 2 excursões a pé e de bicicleta em torno do património local, 2 peças de teatro, 2 exposições de arte sacra, 2 debates temáticos, 2 visitas noturnas guiadas a igrejas, 1 oficina teatral, 1 sessão de cinema, e 3 recriações históricas.

O programa abrange também todas as celebrações religiosas que têm lugar nas três igrejas de Santa Maria da Feira durante a Quaresma, a Semana Santa e a Páscoa.

Apesar da riqueza e diversidade do programa desta edição, os destaques da Semana Santa em Santa Maria da Feira permanecem os mesmos: a recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, a recriação da Última Ceia, Getsémani e Sinédrio, a Procissão das Endoenças e a recriação da Via Sacra são os quatro momentos distintivos e âncora deste evento, que se estabeleceu como referência nacional.

É uma das celebrações mais ricas da cidade, com milhares de pessoas reunidas por uma causa espiritual. É preciso muito planeamento, trabalho árduo e esforço para realizar em conjunto e por isso tem recebido tanta atenção. O roxo é usado para cobrir a cidade como sinal de preparação, penitência e conversão. Para além de toda a dinâmica que a rodeia, é também um espaço para artistas, de variedade, e de significado.

Se acredita que tem uma razão para visitar esta incrível cerimónia, espere até sentir o espírito desta estação. Clique aqui para informações adicionais sobre o programa.

 

Programa diário

 

Subscreva a nossa newsletter