PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO
Reunião Gymkhana 5.0

Novidades Gymkhana 5.0

 

GIMKHANA 5.0 – A versão final da APP está a chegar!

A segunda reunião transnacional do projeto Gymkhana 5.0 – CULTURAL HERITAGE FOR YOUTH realizou-se no passado dia 12 de julho de 2021. Devido à pandemia COVID-19, esta reunião, bem como maior parte da execução deste projeto, desenvolveu-se no formato online.

Este projeto, co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do programa Erasmus +, visa aumentar o conhecimento sobre o património cultural europeu entre os jovens, em particular daqueles com menos oportunidades: refugiados e migrantes, pessoas com deficiência, pessoas menos favorecidas em termos sociais e económicos.

Com este objetivo, foi constituída uma parceria transnacional coordenada pelo Consejo de la Juventud de Castilla y Leon, a Fundação Aspaym Castilla y Leon, a CEIPES, a Rosto Solidário e a Dione Youth Organization que representam, respetivamente, quatro países: Espanha, Itália, Portugal e Chipre.

Esta parceria trabalhou arduamente para criar uma ferramenta metodológica inovadora que facilite aos jovens um aprofundamento e melhoria do conhecimento do património europeu. Assim, foi desenvolvida a aplicação móvel Gymkhana 5.0 (APP) que apresenta cinco percursos diferentes. Esta APP é uma ferramenta para conhecer sete locais culturalmente relevantes em cinco cidades específicas nos países em que cada parceiro está sedeado, através da utilização de uma metodologia de gamificação inovadora.

Esta APP é o resultado de vários meses de preparação de diferentes percursos (feita por cada um dos parceiros), baseada no princípio de aprendizagem através da gamificação e adaptados a uma APP acessível a todas as pessoas.

Nesta reunião, houve a partilha e análise das diferentes experiências piloto que decorreram em cada país nos últimos meses (envolvendo e recolhendo o feedback do teste da APP de 25 jovens em cada país). Este feedback foi analisado durante a reunião com o apoio do coordenador do projeto. Este momento foi importante para compreender quais as melhorias que podem ser feitas para garantir a Qualidade da APP. As sugestões serão revistas e serão feitas as melhorias solicitadas com o apoio do parceiro Aspaym Castilla y Léon e, posteriormente, a APP estará finalmente pronta para o seu lançamento online.

O parceiro CEIPES apresentou também algumas estratégias de disseminação da APP, dando alguns conselhos aos parceiros para assegurar que os grupos-alvo diretos e indiretos do projeto são alcançados, a nível local. O projeto visa assim envolver vários agentes locais que possam apoiar o projeto e divulgar esta APP junto dos jovens.

Além disto, um outro tópico de discussão foi o Manual Metodológico que será lançado juntamento com a APP e que descreve a metodologia utilizada e a forma como foi desenvolvida ao longo do projeto.

Na parte final da reunião, os parceiros discutiram a possibilidade de uma reunião em setembro sobre o evento multiplicador que deverá ser o momento oficial para a apresentação da APP. Este será um momento importante para os parceiros que trabalharam arduamente para o sucesso deste projeto, mesmo à distância.

Para mais informações, visite a página do projeto no Facebook e no Instagram e o nosso website, agora traduzido em todas as línguas dos países das entidades parceiras.

Subscreva a nossa newsletter