A educação não formal promove a aprendizagem prática, integrando aspetos cognitivos, emocionais, sociais e comportamentais.
Por esse motivo, os seus métodos são ideais para trabalhar o ensino de temáticas como a os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e contribuir para a mudança de atitudes dos estudantes.
Alguns bons exemplos destas metodologias são as dinâmicas de grupo, a gamificação e os debates.
Tendo isto em conta, a Rosto Solidário reúne-se com parceiros do Time2act.SD para continuar a trabalhar nas novas ferramentas, desta vez, dedicadas ao ensino superior. Independentemente da área de estudo ou do currículo, a sustentabilidade deve ser uma pedra angular em todas as instituições de ensino superior.
É por isso que estamos a trabalhar juntos para tornar a sustentabilidade uma parte integrante da educação e criar um futuro mais verde e sustentável para todos!
Nesta reunião, os pontos focais foram:
– A troca de experiências e as boas práticas de sustentabilidade, gamificação e ferramentas educativas inovadoras;
– O reforço das parcerias de cooperação;
– A avaliação do trabalho realizado e o planeamento das próximas atividades a desenvolver.
Os parceiros do Time2Act@SD são apaixonados por promover mudanças reais.
Ao centrarem-se nos ODS, não estão apenas a imaginar um futuro melhor – estão a construí-lo. Junte-se nesta missão crucial!
Este projeto, financiado pelo programa ERASMUS+, é constituído por um consórcio de 7 organizações e liderado pelo Instituto Politécnico de Santarém em conjunto com parceiros da Bélgica, Chipre, Finlândia, Itália e Turquia.