ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO Seja socio/a

Pintora de dia e professora de dança à noite!


 
A artista

Muito poderíamos dizer sobre esta artista, mas não vos podemos revelar todos os detalhes… Por isso, leiam com atenção o que vos vamos contar e ficam convidados para mais procurar!

Ana Pais Oliveira é uma artista portuguesa, licenciada em Artes Plásticas (Pintura) e doutorada em Arte e Design (Pintura) pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. No seu doutoramento apresentou o projeto “A cor entre o espaço pictórico e o espaço arquitetónico: processos relacionais nas práticas artísticas contemporâneas”. A sua arte é muito especial, com detalhes muito próprios, interligando a cor e o espaço, a pintura e a arquitetura.   

É artista residente no FACE – Fórum de Arte e Cultura de Espinho, onde tem o seu atelier. Colabora em diversas iniciativas, como o Núcleo de Investigação em Arte e Design no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade; o AIC Study Group on Environmental Colour Design; e a APcor – Associação Portuguesa da Cor.

Ana possui um longo currículo, com uma vasta experiência e com participações em exposições de inúmeras galerias. Desde 2003, participa em exposições individuais e coletivas, em países como: Portugal, Espanha, Reino Unido, Itália, Suíça, França, Alemanha, Brasil, Holanda, etc.

Para além disso, recebeu várias distinções e premiações, tanto nacionais, como internacionais. Já participou como jurada em diferentes projetos e como curadora de duas exposições coletivas de arte. Participou também em conferências e seminários, tendo recentemente apresentado o seu trabalho em Génova, Newcastle, Valência, Lisboa, Monção e Porto.

O seu dia a dia de trabalho é multifacetado: pintora de dia e professora de dança à noite! Ana trabalha com galerias de arte e desenvolve projetos mais específicos, reservando as suas manhãs e inícios de tarde ao seu trabalho de atelier. À tarde e princípio da noite é quando se dedica à sua outra paixão, dando aulas de Danças de Salão a diferentes grupos, de várias idades. Desta forma consegue conciliar estas duas áreas artísticas que, em vários aspetos, se complementam e enriquecem.

 

As complexidades de ser artista

Apesar de já possuir um grande reconhecimento pelo seu trabalho, Ana também sente várias dificuldades na sua profissão. Refere que trabalha sempre sem saber que resultados vai obter, quer a nível da visibilidade e reconhecimento, quer financeiro. Por outro lado, é um trabalho muito solitário e que implica um grande investimento, nomeadamente ao nível da produção das obras, materiais, tempo de trabalho, transporte, divulgação, etc.

É algo que realmente só se faz com muita paixão e entrega, porque de fato as incertezas são constantes.” – Ana

Ana explica ainda que, em caso de venda de uma obra, as galerias costumam ficar com 50% do valor. Existem também várias situações em que o artista participa em iniciativas e projetos sem qualquer apoio financeiro, ficando a seu cargo os custos de produção, transporte e deslocação, sempre na expectativa de uma maior exposição.

Termina referindo a grande falta de apoios aos profissionais da Arte e da Cultura, uma dificuldade sentida por muitos artistas.

As dificuldades da pandemia

O surgimento da pandemia covid-19 trouxe inúmeras consequências e novos problemas, intensificando as dificuldades que já existiam, afetando sobretudo quem se encontrava em situações de menor estabilidade.

Ana explica que o principal desafio foi manter a motivação e o otimismo. “Se num dia a dia normal, muitas vezes já nos é difícil manter o ânimo, que fará numa altura de plena crise…”

Contudo, não foi tudo negativo. Ana contou-nos que teve a sorte de ter tido uma encomenda de uma pintura, para o lobby do Vinha Boutique Hotel, no Porto, antes do início da pandemia. Felizmente a encomenda manteve-se e a artista dedicou-se intensivamente a este projeto, em 2020 e 2021, o que lhe deu motivação e a ajudou a superar um período de grandes dificuldades.

Atualmente, tem estado a preparar uma exposição individual que vai inaugurar a 18 de março, na Galeria S. Mamede, no Porto (Portugal). É um projeto que a tem entusiasmado muito e para o qual nos deixou convite!

Quem embarcará connosco nesta aventura, para conhecermos um bocadinho mais a fundo o trabalho desta artista, com ainda tanto para desvendar?!

Contactos da artista:
Email: anapaisoliveira.pt@gmail.com
Instagram
Webpage
Siga as páginas sociais do projeto:
Facebook
Instagram
LinkedIn

Webpage

Subscreva a nossa newsletter