ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

The Factory of Ideas

The Factory of Ideas

Estado: em execução
Início: fevereiro 2022
Conclusão: agosto 2023

Parceiros: Rosto Solidário (Portugal), ASPAYM (Espanha), CEIPES (Itália), Gamma (Roménia), BB&R (Espanha)
Entidade Financiadora: Erasmus +

The Factory of Ideas é um projeto que visa promover a inovação e o empreendedorismo social, enquanto instrumento importante para enfrentar os desafios decorrentes da pandemia Covid-19, e capacitar os jovens através da conceção e criação de um ambiente de gamificação virtual, capaz de lhes proporcionar conhecimentos, competências e habilidades no domínio do empreendedorismo social.

O projeto centra-se no desenvolvimento de uma metodologia de aprendizagem baseada na gamificação digital de forma a tornar o processo de aprendizagem mais criativo, inovador e apelativo, bem como a fornecer um conjunto de ferramentas que ajudará os grupos-alvo abordados – nomeadamente jovens, trabalhadores de juventude e educadores – a adquirirem novas capacidades, conhecimentos e a descobrirem oportunidades relacionadas com o empreendedorismo social.

 

Para além do objetivo geral anteriormente referido, o projeto apresenta os seguintes objetivos específicos:

O1. Criar práticas inovadoras no domínio da juventude através do desenvolvimento de uma metodologia baseada na gamificação virtual, para a aquisição de competências-chave em empreendedorismo social, a fim de gerar respostas criativas centradas na inovação social digital.
O2. Aumentar as possibilidades de transferência de metodologias inovadoras e educação não formal entre trabalhadores e educadores de jovens, utilizando uma produção intelectual a que
possam ter acesso, para compreenderem como desenvolver e reforçar o empreendedorismo social enquanto resposta à nova realidade causada pela crise do Covid-19, apostando na digitalização e na necessidade de soluções criativas.
O3. Promover o desenvolvimento organizacional de 5 entidades com experiências organizacionais e culturais diversas e reforçar a sua parceria estratégica, desenvolvendo e divulgando o produto intelectual criado no domínio da educação e criatividade dos jovens.

Esse projeto envolve a criação de um produto intelectual – um jogo educativo virtual – composto por duas partes:

1.1 Manual/Guia Metodológico – É um manual adaptado para educadores, trabalhadores juvenis, orientadores e líderes juvenis no domínio da juventude, que inclui conteúdos teóricos sobre a implementação e desenvolvimento do empreendedorismo social e inovação social digital, metodologia de trabalho, ferramentas de apoio, repositório de ferramentas digitais e conselhos de aplicação. Também incluirá informações acerca da gamificação virtual enquanto instrumento educativo e os seus efeitos de aplicabilidade no domínio da juventude, especialmente ao nível dos jovens com menos oportunidades.

1.2 Jogo educativo virtual, “The Factory of Ideas – Creative Social Entrepreneurship for the New Reality” – Uma metodologia que envolverá uma experiência de aprendizagem baseada na gamificação virtual, que permitirá visualizar, assimilar e adquirir competências, aptidões e capacidades, bem como potenciar a produção de ideias criativas para a implementação de projetos de empreendedorismo social baseados na digitalização virtual.

Grupo-alvo: Este projeto dirige-se essencialmente a educadores, trabalhadores juvenis, conselheiros juvenis e líderes juvenis que atuam como agentes ativos de transformação social através do empreendedorismo e inovação social digital.

Subscreva a nossa newsletter