ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Evento multiplicador Radio Theater

Na última quarta-feira, dia 28 de setembro, a Rosto Solidário organizou o evento multiplicador do projeto “Radio Theater: Contos da Quarentena”, que ocorreu no CAF Pinto de Carvalho, em Oliveira de Azeméis.

Neste evento apresentou-se o projeto às jovens residentes na instituição e às técnicas responsáveis, bem como os resultados obtidos do projeto: uma série de cinco podcasts em quatro idiomas diferentes, com 10 capítulos cada; bem como um manual sobre a metodologia utilizada para desenvolvê-los.

Foi também realizado um workshop com as participantes com o objetivo de aprender a desenvolver seu próprio podcast usando métodos de ensino não formais.

Recordamos que o projeto Radio Theatre: “Contos da quarentena” é realizado graças ao apoio do Programa Erasmus +, financiado pela União Europeia.

Este visa alargar e desenvolver as competências dos animadores e prestadores de serviços juvenis através da utilização de uma metodologia de educação não formal.
Trata-se de um projeto de gravação de podcast voltado para jovens, em que são trabalhados aspetos como escrita criativa, interpretação teatral, oratória, mundo do rádio, gravação, edição e divulgação de podcast.

O principal objetivo do projeto é criar práticas inovadoras no campo da juventude através do desenvolvimento de uma metodologia baseada no teatro e no rádio. Que os jovens adquiram competências e habilidades artísticas essenciais para gerar respostas criativas focadas na aprendizagem por meio de ferramentas digitais e aumentar as possibilidades de transferência de metodologias inovadoras e educação não formal entre animadores e educadores, usando uma produção intelectual que eles possam aceder para entender como desenvolver essas metodologias.

Para além da série de cinco podcasts com 10 capítulos cada e o manual de metodologia, houve a organização de atividades de aprendizagem, ensino e formação que resultaram em 4 sessões de formação online e subsequentes workshops sobre o uso de técnicas de rádio e narração, que as jovens do CAF Pinto de Carvalho puderam experienciar durante o evento multiplicador.

Através destas oficinas criativas pretende-se melhorar as competências dos jovens em termos de criatividade, oratória, trabalho em equipa, expressão corporal, expressão artística, gestão do tempo, autoconhecimento, novas tecnologias e recursos eletrónicos.

Acompanhe as atualizações importantes sobre o projeto no site oficial e nas páginas das redes sociais: Facebook e Instagram.

Ouça os Podcasts AQUI!

 

Subscreva a nossa newsletter