PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

#EUDefenders procura trazer o património cultural europeu para mais perto dos jovens

No passado 13 de setembro, foi realizada a reunião inicial do projeto “#EUDefenders – Reloading European Cultural Heritage through digital storytelling and media literacy“.

O seu objetivo é promover o património cultural europeu na época de Covid-19, bem como aumentar a consciência europeia entre os jovens para compreender sua responsabilidade em preservá-lo.

Numa primeira fase, o projeto inclui atividades de pesquisa como um mapeamento de organizações culturais e boas práticas de gestão cultural durante a pandemia. Também será será feita uma pesquisa virtual para descobrir as barreiras ao acesso ao património cultural e o nível de participação cultural. Para finalizar esta etapa, serão realizados focus group com jovens, animadores juvenis e agentes culturais para conhecer as necessidades de como promover o património cultural por meio de ferramentas digitais.

 

Este processo de investigação irá cristalizar-se num kit de ferramentas e numa revista digital sobre o património cultural europeu, especificamente focado em Espanha, Itália, Portugal e Suécia. Ambos os produtos intelectuais serão testados numa segunda fase do projeto, em formações transnacionais e workshops locais que visam a aquisição de competências em narrativa digital e literacia mediática.

 

Por último, esta iniciativa europeia terminará no início de 2023 na Feira do Património Cultural Europeu que terá lugar na cidade de Salamanca. Neste evento, serão divulgados os resultados do projeto, bem como apresentar novas formas de criar, gerir, divulgar e consumir produtos criativos e culturais em tempos de pandemia.

“#EUDefenders – Reloading European Cultural Heritage through digital storytelling and media literacy” é coordenado pela Pontifícia Universidade de Salamanca, em colaboração com Biderbost, Boscan & Rochin (Espanha), Fundación ASPAYM Castilla y León (Espanha), CEIPES (Itália), Rosto Solidário (Portugal) e More Mosaic (Suécia).

Este projeto é cofinanciado pelo programa Erasmus + da Comissão Europeia.

Subscreva a nossa newsletter