ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Encontro com agentes locais em Arouca

No passado dia 02 de Setembro, a Biblioteca Municipal de Arouca assistiu ao encontro entre os parceiros do Projeto Living Rivers e outras entidades de Arouca, defensoras e promotoras da preservação do meio ambiente local. Entre os agentes locais, estiveram presentes o Círculo Cultura e Democracia, entidade que tem vindo a promover reflexões na área do ambiente, água e florestas no contexto da cidadania; o Clube do Paiva, que usa os recursos naturais do rio Paiva como forma recreativa, preocupando-se simultaneamente com a sua proteção; e o Geopark Arouca, que por sua vez, também trabalha com uma série de entidades locais, promovendo a geoconservação, geoeducação e geoturismo da região de Arouca.

Depois de quatro dias de formação na Aldeia da Paradinha, a Rosto Solidário e os seus parceiros Inducar; ASPAYM Castilla & Leon e CEIPES fecharam a semana de formação com este encontro final que promoveu o diálogo e partilha de conhecimentos. Esta oportunidade foi crucial para apresentar melhor o Projeto Living Rivers, os seus objetivos e os recursos que dele serão disponibilizados.

Neste encontro, os stakeholders e grupos locais levantaram considerações e questionamentos pertinentes, auxiliando e refinando os conteúdos e as caracteristicas técnicas do que será desenvolvido, visando explorar da melhor forma a temática da preservação da água dos rios e seus ecosistemas, bem como atender às necessidades do público final e interesses da comunidade local. O Projeto Living Rivers irá continuar a contar com a disponibilidade e contribuição destes parceiros locais nas fases seguintes deste projeto, mostrando desde já o seu entusiasmo para a testagem dos seus produtos finais.

É notória a formação e crescimento de uma rede de ajuda mútua para preservação dos rios e do meio ambiente e, nessa perspetiva, já se começa a ver um dos objetivos do projeto a concretizar-se muito em breve.

 

Relembramos que o Projeto Living Rivers surgiu após se ter verificado uma lacuna na literacia ambiental e cidadã de adultos, e que é financiado pelo programa Erasmus+, área de Educação de Adultos. Tem como objetivo principal reforçar a apropriação e mobilização dos cidadãos para a participação e defesa do meio ambiente num contexto de alterações climáticas, nomeadamente da água como um direito humano e bem comum. Para esse efeito, disponibilizará três recursos baseados na temática de proteção e apropriação dos recursos naturais pela população:

  • Aplicação de telemóvel “Enjoying Rivers”:
    Uma APP para usufruir, aprender e proteger os rios: Esta aplicação de telemóvel guiará o utilizador a um local numa área junto a um rio.
    Será feita uma proposta lúdica de exploração do local e o permitirá ao utilizador aprender questões relevantes sobre o rio e como o proteger.
  • Toolkit educativo: Um jogo de tabuleiro, quatro scape rooms e quatro workshops.
  • Plataforma web “Rivers for all”: Desenvolvida numa lógica de criar uma rede social web2.0 (em que cada participante tem o seu perfil) e pode interagir com os outros, criar / participar em grupos de apoio ao meio ambiente, sobretudo aos rios

Subscreva a nossa newsletter