Put yourself in my shoes - Training Course for Youth Workers
Estado: concluído
Início: 09 de fevereiro de 2020
Conclusão: 14 de fevereiro de 2020
Local: Cubillos del Sil, Espanha
Entidade Financiadora: Erasmus +
Foi no El Bosque de los Sueños, um alojamento turístico adaptado localizado em Cubillos del Sil, que se realizou de 9 a 14 de fevereiro de 2020 o Training Course “Put yourself in my shoes Second edition – Training Course for Youth Workers”, promovido pela ASPAYM Castilla y León, que objetivou aprofundar o conhecimento de profissionais de juventude e/ou líderes juvenis sobre as especificidades de trabalhar com jovens com deficiência.
O grupo de participantes foi composto por 18 jovens provenientes de organizações sociais europeias de países como Chipre, Irlanda, Portugal, Turquia, Itália, Lituânia, Roménia e Espanha.
“Put yourself in my shoes Second edition – Training Course for Youth Workers” é um projeto que faz parte da estratégia de inclusão que a entidade promotora vem desenvolvendo através do seu departamento de desenvolvimento associativo e de juventude há vários anos, e que procura promover a inclusão de jovens com deficiência na comunidade, através da organização de atividades de conscientização e padronização, e que é financiado pelo programa Erasmus +.
Nesta linha de trabalho, o Projeto visou fornecer aos profissionais de juventude e/ou líderes juvenis as ferramentas necessárias para favorecer a inclusão de jovens com deficiência nas atividades de lazer que organizam nas suas organizações e nas suas comunidades. Dessa forma, eles podem usar os novos conhecimentos aprendidos como uma metodologia no seu trabalho diário, permitindo que as entidades da União Europeia alcancem um número maior de jovens e contribuam para alcançar a estratégia Europa 2030, que defende o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.
A metodologia escolhida para desenvolver a dinâmica incluída no Training Course, ministrada pelos facilitadores da ASPAYM Castilla y León, baseia-se nos princípios da educação não formal por meio de atividades desportivas, lúdicas, etc., e permitiu que os participantes conhecessem as necessidades das pessoas com deficiência em termos de lazer e acessibilidades, tanto na web quanto na eliminação de barreiras arquitetónicas, pilares básicos para a organização de atividades 100% inclusivas.