Training course ABCreativity
Estado: concluído
Início: 20 de janeiro de 2019
Conclusão: 28 de janeiro de 2019
Local: Leszno, Polónia
Entidade Financiadora: Erasmus +
O projeto ABCreativity corresponde a um curso de formação, financiado no âmbito do Programa Erasmus+, com uma duração de 7 dias, que teve lugar em Leszno na Polónia, destinado a profissionais de juventude. A coordenação foi assegurada pela organização polaca Arena i Swiat e teve como participantes profissionais de juventude e líderes juvenis oriundas a Polónia, Roménia, Grécia, Itália, Portugal, Espanha, Bulgária e República Checa.
Os principais temas do curso foram: criatividade e cultura, currículos / métodos educacionais inovadores, desenvolvimento de cursos de formação e Inclusão – equidade.
Este projeto teve como intuito melhorar a qualidade do trabalho juvenil no que diz respeito à criatividade, bem como empoderar profissionais de juventude para motivarem os e as jovens a participarem nas diferentes atividades de uma comunidade e promoverem a inclusão. Ao longo do curso, procurou-se estimular novas parcerias e redes de trabalho, assim como promover os conceitos de educação informal, não formal e formal, como complemento dos métodos de aprendizagem do quadro de educação ao longo da vida.
O grupo de participantes teve a oportunidade de trabalhar sobre abordagens de promoção da inclusão de forma a criar oportunidades para os jovens NEET no espaço europeu. Durante o curso de formação, o grupo participou ainda num evento local com o intuito de promover os valores europeus, estimulando o desenvolvimento de competências linguísticas, particularmente, línguas estrangeiras ao nível local.
Finalmente, a componente internacional do Curso apoiou a discussão e a conceção de soluções além-fronteiras, assim como, sensibilizar para as diferenças entre as diferentes culturas e países.
OBJETIVOS
- Aumentar o nível e a qualidade do trabalho juvenil no campo da criatividade;
- Capacitar youth workers;
- Motivar jovens a participarem ativamente na sociedade, promovendo a inclusão;
- Desenvolver parcerias e redes;
- Promover os conceitos de educação formal, não-formal e informal como métodos complementares de aprendizagem ao longo da vida.