ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

ROSTO SOLIDÁRIO e Universidade da Maia promovem discursos positivos no desporto

 

Sendo o desporto muitas vezes considerado o espelho da sociedade, de forma a contrariar ondas de ofensas em eventos de clubes desportivos e nos meios de comunicação social, continua a ser premente a necessidade de melhorar competências interculturais e desenvolver as capacidades dos atores neste contexto (como atletas; técnicos treinadores; gestores desportivos; adeptos; entre outros). É importante dar continuidade à sensibilização para discursos e atitudes positivas, como o respeito, tolerância, integridade, compreensão mútua, fair play e amizade.

A ONGD Rosto Solidário, sediada em Santa Maria da Feira, trabalha no âmbito da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, implementando projetos nacionais e internacionais que promovem a equidade, os direitos humanos e igualdade de oportunidades, nomeadamente no desporto, como é área de atuação do projeto RIGHTS – Respect is the goal, hate speech threatens integrity.

 

Num contexto de relevância para a promoção desta temática, surge a parceria criada com a Universidade da Maia, ISMAI, para a organização conjunta do Seminário “SÊ PROTAGONISTA DA MUDANÇA!” – O Desporto como inclusão e interculturalidade, a realizar-se no próximo dia 10 de novembro de 2022, às 09h15, no Auditório da Universidade da Maia. Inscrições aqui 👉https://bit.ly/3TCPcY5

Sendo esta uma das instituições académicas mais reconhecidas na formação de profissionais da área desportiva, bem como da comunicação, recebe vários atores e entidades de destaque no desporto à discussão de perspetivas e práticas de discursos positivos e inclusivos neste contexto.

Para além das coorganizadoras, no painel de oradores, estarão representadas entidades como o Observatório Nacional de Violência contra Atletas; a Organização Plano I; o Instituto Português de Desporto e Juventude, bem como atores relevantes no desporto nomeadamente, o Ex. Atleta e Agente Desportivo de Futebol de Formação/Profissional, Carlos Mariano; Psicólogo de Futebol, Francisco Rodrigues e a atleta da Seleção Nacional de Basquetebol, Márcia Robalo.

O projeto RIGHTS desenvolve recursos educativos e ferramentas úteis para treinadores e gestores de associações desportivas de formação, atuando no desenvolvimento de competências éticas e interculturais das suas organizações. Simultaneamente, sensibiliza jovens jogadores, pais e adeptos, promovendo uma cultura positiva, de inclusão, respeito e mudança de discursos de ódio e discriminativos no desporto, tanto “online como onlife“, tendo como principais objetivos:

  • Incentivar a adoção de uma comunicação verbal e não verbal entre as pessoas baseada no respeito mútuo;
  • Melhorar as competências interculturais no desporto;
  • Desenvolver as capacidades dos treinadores, gestores desportivos, líderes dos adeptos para contrariar a onda de ofensas e aumentar a sensibilização.
    Mais informações no Website do Projeto Rights: https://rights.usmacaselle.org

 

 

Subscreva a nossa newsletter