ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Dia Mundial da Saúde Mental

Autocuidado 

O que já fez por si hoje? 

Autocuidado é cuidar do nosso bem-estar, de forma consciente e intencional, através da escolha de atividades que nos fazem bem e que melhoram a nossa relação connosco próprios, com os outros e com a vida.

Na verdade, não há nada de novo neste conceito: alimentar-se bem, praticar exercício físico, dormir bem, fazer atividades de que gostamos… quem não sabe isto? O desafio está em organizar a nossa vida e os nossos dias de forma a contemplar estas práticas. Elas não impedem que vivamos stress, mas comprova-se que melhoram a forma como reagimos ao que vivemos, que nos torna mais positivos e melhora a nossa saúde física e psicológica!

Como fazê-lo?
1.Faça uma lista de atividades que o/a faz sentir bem;
2. Reserve um momento do seu dia para o praticar;
3. Monitorize as suas práticas de autocuidado e a frequência com que acontecem.

Lembre-se que não se trata de uma recompensa, de uma oportunidade de luxo nem tão pouco deve ser ativado apenas quando estamos doentes! É uma pena que ainda não tenhamos estas práticas instituídas desde a nossa infância. Não há idade nem fase da vida para começar. Adeque as suas escolhas de autocuidado à evolução dos seus gostos!

 O dia 10 de outubro comemora e sensibiliza para os desafios que enfrenta a Saúde Mental a nível mundial.

Em tempos pós pandémicos e numa altura em que Portugal se posiciona como um dos países europeus com maior prevalência de doenças mentais, torna-se fundamental que a saúde Mental e o Bem se apresentem como uma prioridade global.

Sara Bastos, Psicóloga Rosto Solidário – Apoio à Família

Subscreva a nossa newsletter