ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Dia internacional contra o Desperdício Alimentar

Hoje, dia 29 de setembro, celebra-se pela terceira vez o Dia Internacional da Consciencialização sobre Perdas e Desperdício Alimentar.

No mundo, estima-se que um terço dos alimentos produzidos é desperdiçado, equivalendo a mais de 1.3 mil milhões de toneladas.

Em Portugal, segundo o Movimento Unidos contra o Desperdício, calcula-se que um milhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os anos. Isto significa que cada português, em média, desperdiça cerca de 100 kg de alimentos.

Sim, qualquer um de nós é responsável por desperdiçar 100 kg de alimentos, enquanto 1.600.000 portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza.

Durante os últimos anos, cada vez mais empresas, entidades e particulares têm encetado esforços no sentido de contribuir para a redução do desperdício alimentar. Têm surgido várias iniciativas que caminham para uma alteração da forma de estar das pessoas no que toca aos alimentos, como é o exemplo das iniciativas “Fruta Feia”, “Too Good to Go”, “Good After”, “Dose Certa”, entre tantos outros. Em comum, elevam uma bandeira: Não ao desperdício alimentar, Sim ao consumo consciente.

A Rosto Solidário, no apoio alimentar atribuído a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, tem incluído cada vez mais, alimentos em aproximação ou em fim de prazo de validade. Alimentos estes, que nos chegam através do Continente Santa Maria da Feira.  Esses mesmos alimentos são acompanhados com um folheto informativo onde apelamos ao “teste caseiro”, ensinado pelo movimento “Too Good to Go”– “Antes de pôr fora: Observar, Cheirar, Provar”.

Acreditamos que pequenos gestos e sensibilizações, ajudam cada vez mais a consciencializarmos as pessoas para este problema, que é responsabilidade de todos nós.

E tal como António Guterres nos diz, “O desperdício alimentar não é só um absurdo como eticamente inaceitável”.

E tu, o que fazes para evitar o desperdício alimentar?

 

Solange Oliveira
Assistente Social da Rosto Solidário

Subscreva a nossa newsletter