ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Conferência Parcerias Locais

 

No passado dia 14 de dezembro de 2022, mais de 50 pessoas estiveram presentes online, na conferência final do projeto Parcerias Locais para a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global.

Diversos trabalhadores de outras ONGD’s e organizaçoes da sociedade civil, técnicos municipais e outras entidades de Santa Maria da Feira, puderam ouvir o Vereador da Cultura, Educação, Juventude e Turismo de Santa Maria da Feira – Gil Ferreira, que abriu e participou ativamente nesta sessão, destacando o seu compromisso e as numerosas práticas ao nível da educação.

Um dos pontos mais altos foi a intervenção rica e inspiradora do orador principal Óscar Jara – diretor do Centro de Estudos e Publicações Alforja, na Costa Rica, sobre a temática: “Educar para Transformar – Desafios metodológicos para os processos e as parcerias locais.”

Nesta conferência foi também dinamizada uma mesa-redonda, onde foram partilhadas experiências de processos educativos envolvendo diferentes parcerias. Esta contou com a presença de Sofia Lopes, em representação da AIDGlobal; Graça Rojão, em representação da Coolabora; Tiago Gomes, da Câmara Municipal de Matosinhos, em representação da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento e Catarina Gonçalves, representando a Rosto Solidário.

As questões “Como promover uma Educação Transformadora para o Desenvolvimento e a Cidadania Global? Quais os desafios e as oportunidades do trabalho em parceria? Como podemos mobilizar as pessoas para uma maior participação cidadã?” foram bem discutidas nesta mesa.

Paulo Costa, coordenador da Rosto Solidário, destaca que “Este projeto num contexto particularmente adverso, 2020-2022, foi um bom arranque para um processo que podemos e devemos dar continuidade no futuro a partir do plano de ação para a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global em Santa Maria da Feira que resulta deste projeto e no qual muitas pessoas e entidades se reconhecem e querem comprometer com a sua execução”.

Notas: O projeto Parcerias Locais para a EDCG: O papel dos atores locais na implementação da ENED 2018-2022, teve início em setembro de 2020 e está neste momento numa fase de conclusão. Este teve como objetivo reforçar o diálogo e a ação concertada entre os atores de EDCG, no território de Santa Maria da Feira.

Subscreva a nossa newsletter