ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
(Chamada para a rede fixa nacional)
FAÇA UM DONATIVO

Conferência Act4Inclusion – inclusão social

O Instituto Superior de Serviço Social do Porto acolheu, no passado dia 30 de novembro, o evento internacional final do projeto “ACT 4 INCLUSION – LIFE IN THEATRE”, promovido pela Rosto Solidário – Associação para o Desenvolvimento Social e Humano.

Cerca de 70 participantes, assistiram a uma mesa-redonda de especialistas sobre inclusão social pela arte, onde as professoras Sara Melo, Inês Barbosa e Patrícia Costa puderam partilhar experiências, práticas e reflexões sobre a inclusão social através das artes.

O principal objetivo deste encontro passou por divulgar os resultados do projeto, bem como trocar boas práticas com futuros educadores de adultos, cidadãos e outras partes interessadas relevantes.

Ainda da parte da manhã, houve espaço para a apresentação de experiências de todas as organizações parceiras no projeto, bem como dos seus principais resultados: um kit de formação para educadores, com atividades baseadas no teatro; um jogo centrado no teatro de improvisação; e um curso de formação e-learning numa plataforma web, que pode ser utilizado, não só por adultos educadores, mas por todos os especialistas interessados.

Neste evento, ainda houve espaço para dinamizar workshops para envolver os participantes e permitir-lhes a experimentação real dos produtos do projeto.

De realçar que, todas as atividades foram concebidas, adaptadas e anteriormente testadas com diferentes perfis de participantes (deficiência física, perturbações psicológicas, refugiados, idosos, etc) e poderão ser acedidas gratuitamente no site do projeto https://act4inclusion.infoproject.eu.

Com este projeto, a Rosto Solidário e seus parceiros visam alargar e desenvolver as competências dos educadores de adultos em atividades que envolvem utilização de ferramentas teatrais para a inclusão social de diferentes campos e públicos.

Ele resulta de um financiamento concedido pela Agência Nacional de Educação de Adultos do Programa Erasmus+ à Rosto Solidário (coordenadora do projeto), em parceria com outras 4 entidades: Inducar (Portugal), ASPAYM (Espanha), CEIPES (Itália) e GAMMA (Roménia).

 

 

Subscreva a nossa newsletter