PT | EN
ENVIA-NOS UMA MENSAGEM geral@rostosolidario.pt
CONTACTA-NOS +351 256 336 001
FAÇA UM DONATIVO

CLOE – Creative Leader Of Europe

CLOE - Creative Leader Of Europe

Estado: em execução
Início: março 2021
Conclusão: fevereiro 2023
Parceiros: Rosto Solidário (Portugal), KEAN (Grécia), USMA (Itália)
Entidade Financiadora:  Erasmus +

 

O contexto pandémico atual criou uma série de desafios, principalmente para os jovens, sobretudo no referente às indústrias criativas.
Visando minimizar esse impacto negativo, o projeto CLOE pretende reforçar a resiliência dos jovens e das associações juvenis contra choques futuros a fim de garantir a sua inclusão.

O projeto inclui laboratórios de criação artística à distância, a partir dos quais se desenvolverão modelos de negócios híbridos para apoiar os jovens a iniciar novas empresas sociais. O modelo híbrido CLOE é projetado para os ajudar a trabalhar no setor criativo e entender como gerar receitas com o consumo artístico online.

O objetivo geral do projeto é fomentar o desenvolvimento de jovens talentos criativos e ampliar a sua capacidade empreendedora por meio de um modelo de entretenimento à distância inovador, fortalecendo, simultaneamente a consciência sobre o desenvolvimento inclusivo.

O projeto conta ainda com os seguintes objetivos específicos:

  1. Desenvolver as capacidades criativas de 360 jovens (18-30 anos) envolvendo-os num processo experimental de cocriação à distância, almejando a criação de um musical conceptual de rua e de uma revista digital.
  2. Apoiar jovens criativos no desenvolvimento de um novo empreendedorismo social, fornecendo-lhes um novo modelo de negócio híbrido, que questionará os mecanismos existentes e a geração de receitas de produtos culturais digitais.
  3. Transmitir a mensagem de que os jovens são os protagonistas do “novo normal” que conduz à transformação rumo a uma perspetiva europeia mais sustentável e inclusiva, ou, em outros termos: “Jovens criativos conduzirão a Europa do novo normal para o futuro, sem deixar ninguém para trás”.

 

O projeto em questão envolve a criação de três produtos intelectuais principais:

   1 . Criação de ferramentas criativas de educação através do entretenimento:
– manual “Explorar as habilidades criativas junto de jovens: como desenvolver laboratórios de cocriação à distância”
– modelo de negócio criativo híbrido para avaliar cenários em que a digitalização de produtos criativos pode gerar receitas e oportunidades de emprego para jovens
– laboratório à distância de Escrita de guião sob o mote Jovens criativos conduzirão a Europa do novo normal ao futuro, sem deixar ninguém para trás”
– laboratório à distância de Composição para co-criar a música e ambiente sonoro do espetáculo final
– laboratório à distância de dança para co-coreografar e co-encenaro musical conceptual de rua.

  2. Co-produção à distância de musical conceptual de rua:
– co-produção à distância na Grécia: jovens narram / cantam / dançam os mitos e as raízes da Europa, demonstrando o quanto dessas origens pode inspirar a criação do chamado novo normal
– co-produção à distância na Itália: os jovens participantes do projeto promovem a identidade multicultural europeia , destacando o valor do património cultural e paisagístico,  do qual a nova geração pode extrair novas energias criativas
– co-produção à distância em Portugal: olhando os mesmos horizontes que os primeiros exploradores fixaram no passado, os participantes do projeto, nomeadamente os jovens, contam como muitas mentes criativas podem fazer a diferença e desenvolver uma UE mais inclusiva e sustentável.
– Pós-produção de VÍDEO para criar um produto de alto impacto capaz de exportar o modelo CLOE, potencializando a rede de jovens Líderes Criativos da Europa e transmitindo a mensagem sobre a importância do valor da identidade intercultural da UE e de uma sociedade mais inclusiva, onde ninguém é deixado para trás

  3. Revista digital “a voz dos jovens líderes criativos”:
– Plataforma digital
– Conteúdos publicados: artigos, notícias, vídeos, vox-pop
– Rede de trabalho CLOE
– Roadmap baseado nas lições aprendidas

Subscreva a nossa newsletter